• Início
  • Notícias
  • Câncer de próstata tem possibilidade de cura na maior parte dos casos

Notícias

Câncer de próstata tem possibilidade de cura na maior parte dos casos

Publicada em 26/01/2010 às 11h

A cada 100 mil homens são estimados 52 casos novos de câncer de próstata, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA. O número de diagnósticos de câncer de próstata no Brasil, em 2008, foi de aproximadamente 49, 5 mil casos. O que representa que esse tipo de câncer é o mais frequente em todas as regiões do país, depois dos tumores de pele.

O câncer de próstata é uma doença com possibilidade de tratamento e cura em grande parte dos casos. É necessário, entretanto, conhecimento da doença, seus sintomas e as opções de tratamento para que o paciente possa procurar o médico e, juntos, realizar seu diagnóstico precoce e eleger a melhor alternativa de tratamento.

DOENÇA INDOLENTE

Veja abaixo mais informações sobre o câncer de próstata:

• O que é ?

Câncer, também conhecido como neoplasia, é uma doença na qual ocorre um crescimento exacerbado e desordenado de algumas células. No caso do câncer de próstatas, essas células são originariamente da próstata, e podem invadir os tecidos e órgãos e espalhar-se para outras partes do corpo, o que denominamos metástases.

• Como se desenvolve?

Habitualmente o câncer de próstata é uma doença indolente, de crescimento lento, habitualmente acometendo homens com idade acima de 50 anos. Embora não seja conhecida sua causa, é sabido que fatores genéticos estão envolvidos, sendo que homens com parentesco de 1° grau de neoplasia de próstata apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença.

• Quais são os sintomas?

Na fase inicial os pacientes não apresentam sintomas. Grande parte dos pacientes permanecerá assintomático ou terão sintomas urinários (dificuldade para urinar e aumento da frequência urinária), posteriormente podendo evoluir para quadro de obstrução urinária, dor no reto ou óssea, fraqueza e desânimo.

• Como se faz o diagnóstico?

O diagnóstico de certeza é feito com a biópsia da próstata. Os pacientes que apresentarem no sangue aumento do antígeno prostático específico (PSA em inglês) e/ou alteração no toque retal são candidatos à realização de ultra-sonografia transretal com biópsia da próstata para verificar a presença da doença na próstata.

• Como se trata?

O tratamento do câncer da próstata é multidisciplinar, podendo envolver cirurgia, radioterapia, uso de hormônios ou quimioterapia. A escolha do tratamento ideal é feita dependendo do estágio da doença e das características de cada paciente.

• Qual é o prognóstico?

O prognóstico no câncer de próstata está relacionado com o estágio da doença ao diagnóstico, o tipo de câncer (existem alguns tipos mais agressivos que outros) e o estado geral do paciente.

• Existe maneira de fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata?

O diagnóstico precoce do câncer de próstata é feito através do uso da medida do PSA e do exame clínico periódico, como screening da doença. Entretanto, mesmo adotando esta prática para a detecção precoce da doença, não foi observado a elevação da sobrevida desses pacientes.

• Existe cura para o câncer de próstata?

Sim, em vários casos, quando a doença é diagnosticada em fase inicial e o tratamento é adequado.

• Deve-se operar ou não?

Se a neoplasia de próstata é diagnosticada em estágios iniciais, a cirurgia é uma das opções terapêuticas, assim como a radioterapia e a braquiterapia.

Com informações do site Uol.