O câncer ovariano é o segundo tumor ginecológico mais comum e a mais letal neoplasia do aparelho genital feminino. Apenas no Brasil, calcula-se que surjam cerca de 4 mil novos casos anualmente. Como os sintomas são vagos e inespecíficos, o tumor geralmente é diagnosticado em estágio avançado, dificultando as chances de cura.
As mulheres devem estar atentas aos fatores de risco e consultar regularmente o seu médico, principalmente aquelas acima de 50 anos. Fatores hormonais, ambientais e genéticos estão relacionados com o aparecimento do câncer de ovário. História familiar é o fator de risco isolado mais importante. Cerca de 10% dos casos apresentam componente genético ou familiar, e 90% são esporádicos, isto é, sem fator de risco conhecido.
Ter tido câncer de mama, útero ou colorretal ou nunca ter engravidado também aumenta o risco de ter câncer de ovário. Alguns estudos sugerem que a ingestão do hormônio estrogênio (sem progesterona) por 10 anos ou mais pode aumentar a chance da mulher vir a ter esse tipo de tumor.
A presença de cistos no ovário, bastante comum, não deve ser motivo para pânico. O perigo só existe quando eles são maiores que 10 cm e possuem áreas sólidas e líquidas. Nesse caso, quando detectado o cisto, a cirurgia é o tratamento indicado.
O exame preventivo ginecológico (Papanicolaou) não detecta o câncer de ovário, já que é específico para detectar o câncer do colo do útero.
PALESTRA
O diagnóstico e os tratamentos adequados do câncer de ovário serão discutidos durante a Reunião Nacional de Residentes em Oncologia, que será transmitida nesta segunda-feira pela TV Conexão Médica.
Para assistir à apresentação, os médicos devem entrar em contato com a equipe da Secretaria de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP. O setor, que ficava no térreo do Hospital Unimed JP, está agora no 3º andar, no local onde funcionava o Serviço de Arquivo Médico e Estatístico (Same).
Para mais informações, basta ligar para o telefone 2106-0205. O médico que estiver no Hospital pode entrar em contato através do ramal 205.
A Conexão Médica é a rede de capacitação médica com o maior acervo de vídeos digitais de saúde do Brasil. Com um canal de TV há oito ano no ar, já promoveu a atualização de milhares de médicos e profissionais de saúde em centenas de instituições do país.
Para acessar a programação da semana da Conexão Médica, clique aqui.