• Início
  • Notícias
  • Campanha quer converter cidadão em agente transformador da realidade

Notícias

Campanha quer converter cidadão em agente transformador da realidade

Publicada em 11/05/2010 às 17h

Iniciativa contou com apoio do UniGente, que coordenou a pesquisa na Paraíba Iniciativa contou com apoio do UniGente, que coordenou a pesquisa na Paraíba

Em vez do discurso, a ação. Essa é a proposta da campanha Mostre seu Valor, que fez uma pesquisa para descobrir atributos que os brasileiros consideram fundamentais para uma vida melhor, e o que todos estão dispostos a fazer para conquistá-los. Os participantes registraram a sua opinião pela internet em texto ou vídeo.

Estes valores enaltecidos no Brasil começam a ser publicados pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (Pnud) e empresas parceiras por meio do Relatório de Desenvolvimento Humano (clique aqui para ter acesso ao documento). Entre elas, o Instituto UniGente, que coordenou a pesquisa na Paraíba.

No site do Mostre seu Valor, também é possível aderir ao Manifesto por um Brasil de Valor e manifestar-se por cada um de seus valores. O Pnud afirma que a iniciativa busca converter o cidadão em agente de transformação da realidade do país, por meio do princípio “faça sua parte para melhorar o mundo”.

A ideia surgiu a partir dos resultados da iniciativa Brasil Ponto a Ponto, realizada em novembro de 2008 e cujo objetivo era definir o tema do próximo Relatório de Desenvolvimento Humano, que será lançado até junho deste ano.

RELATÓRIO ANUAL

O Relatório do Desenvolvimento Humano é uma publicação anual publicada pelo Pnud. O primeiro relatório foi lançado em 1990, com o objetivo de colocar as pessoas no centro do processo de desenvolvimento em termos de debate econômico, político e jurídico.

Quatro novos índices já foram desenvolvidos: o Índice de Desenvolvimento Humano, o Índice de Desenvolvimento em relação ao gênero, a Medida de Capacidade de Gênero e o Índice de Pobreza Humana. Cada um tem o seu próprio relatório tendo por base debates contemporâneos.

O documento é um relatório independente e é o produto de uma equipe selecionada de líderes acadêmicos, profissionais e membros do Gabinete do Relatório do Desenvolvimento Humano do Pnud. Está traduzido em várias línguas e lançado em mais de 140 países anualmente.

DESENVOLVIMENTO HUMANO

O desenvolvimento humano, destaca o Pnud, envolve a "criação de um ambiente no qual as pessoas podem desenvolver seu completo potencial e dirigir suas vidas de modo produtivo e criativo, de acordo com suas necessidades e interesses".

Para permitir que o indivíduo participe mais do processo de tomada de decisões, é preciso aumentar o poder das pessoas, que devem ser "agentes ativos de seu próprio desenvolvimento". O primeiro passo nesse sentido é remover os obstáculos contra a liberdade de escolher, como o analfabetismo, a falta de acesso a saúde adequada e a recursos materiais, e empecilhos ao exercício das liberdades civil e política.

LEIA TAMBÉM

Relatório de Desenvolvimento Humano 2009 conta com ajuda da Paraíba