A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contado com o vírus da hepatite B. No Brasil, o Ministério da Saúde estima que pelo menos 70% da população já teve contato com o vírus das hepatites A e C e 15% com o vírus da hepatite B.
A hepatite é uma doença silenciosa, que atinge muitas pessoas sem que elas nem desconfiem de que são vítimas. Segundo dados do Ministério da Saúde, dois milhões de brasileiros tem hepatite C, mas de cada 12 pessoas que tem a doença, uma não sabe.
A doença causa a destruição das células do fígado e provoca várias consequências ao organismo. Em fases mais graves, as hepatites B e C podem causar cirrose e câncer.
Para alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce da doença e também das formas de prevenção, as associações de portadores de hepatites virais em todo o país promoverão, pelo 10º ano consecutivo, diversas atividades neste mês de maio, em especial entre os dias 19 e 31.
Qualquer pessoa pode contribuir com a mobilização das associações. Para isso, é necessário apenas dedicar uma parte do tempo nesse trabalho de conscientização. As associações de pacientes listaram algumas ações que podem ser feitas por cada voluntário para ajudar na campanha (confira abaixo).
As ações fazem parte do Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, que atualmente é comemorado em 28 de julho. No entanto, no Brasil, durante muito tempo, o Dia de Luta contra Hepatites era comemorado em 19 de maio.
COMO CONTRIBUIR
As associações de portadores de hepatites listaram algumas ações que podem ser feitas por qualquer pessoa que queira ser voluntária nesta causa.
Confira abaixo o que você pode fazer para ajudar na luta contras as hepatites virais.
-Encomende missas e cerimônias ecumênicas - Converse com um padre ou o pastor da sua igreja, independentemente da religião que você faça parte, já que é uma atividade ecumênica. Peça para que, entre os dias 19 e 31, nas cerimônias comunitárias, eles façam uma oração em nome dos milhões de brasileiros que estão infectados com as hepatites e ainda não sabem que estão doentes.
-Realize sua campanha particular - Você pode adquirir folhetos e cartazes para realizar alguma atividade de divulgação na sua cidade, podendo ser na escola, na universidade, no trabalho, no clube, no supermercado, na farmácia, no posto de saúde. O material pode ser obtido pela internet. Para adquirir os folhetos, clique aqui. Para obter cartazes, clique aqui.
-Veicule a gravação da campanha nas rádios comerciais e comunitárias da sua cidade - Nesta semana já estará definido qual será o comercial de rádio da campanha a ser veiculado. Você pode solicitar a veiculação institucional, que sempre é feita gratuitamente, nas rádios comerciais e comunitárias da sua cidade. O material estará disponível no site Hepato.com (Clique aqui) para acessar.