Será encerrada nesta quinta-feira (31) a campanha de arrecadação de alimentos que está sendo realizada pela Unimed João Pessoa para doar a Rede Feminina de Combate ao Câncer. A entidade mantém a Casa de Apoio ao Portador de Câncer, em João Pessoa, que atende mais de 500 pacientes por ano.
A campanha faz parte das atividades programadas pela Unimed João Pessoa para o Outubro Rosa, movimento internacional que tem objetivo de alertar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Para ajudar, as pessoas podem adquirir o laço rosa da campanha ao preço simbólico de R$ 2. Quem preferir pode trocar 1 quilo de alimento não-perecível (fubá, feijão, açúcar, macarrão ou arroz) pelo laço. O acessório está disponível nas recepções da Sede da Cooperativa, do Hospital Unimed JP e do Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar, no Bairro dos Estados.
O dinheiro arrecadado será revertido para a compra de alimentos, que serão entregues, juntamente com os mantimentos arrecadados durante a campanha, à família das pacientes assistidas pela Rede Feminina de Combate ao Câncer. A entrega contará, ainda, com o apoio da ONG Amigos do Peito.
Além de arrecadação de alimentos, a Unimed João Pessoa desenvolveu outras ações para o Outubro Rosa. Desde a primeira semana de outubro, a sede da Cooperativa e o Hospital Unimed JP receberam uma iluminação especial com a cor rosa, que simboliza a campanha contra o câncer de mama. O Viver Melhor - Espaço de Saúde e Bem-Estar também foi iluminado.
A Cooperativa também fixou cartazes na rede credenciada com informações sobre o câncer de mama e sobre como as pessoas podem participar das ações que estão sendo desenvolvidas pela Cooperativa. Para as colaboradoras da Unimed JP, foram ministradas palestras educativas sobre o assunto.
MOBILIZAÇÃO
O Movimento Outubro Rosa ocorre em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades na prevenção da doença. Para chamar a atenção, monumentos, prédios públicos, pontes e teatros, entre outros, são iluminados de rosa.
Esse movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam, em outubro, ações isoladas referentes ao câncer de mama e à importância da mamografia para detecção precoce da doença. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama. No Brasil, a iniciativa pioneira ocorreu em 2002 com a iluminação do Mausoléu do Soldado Constitucionalista, o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo.