"Quando você doa leite materno, doa vida para um bebê e força para a mãe". Esse é o lema da campanha 2014 de doação de leite materno, lançada nessa quinta-feira (22) pelo Ministério da Saúde. De acordo com o órgão, apesar do aumento no número de doadoras verificado desde 2008, entre 2012 e 2013 houve uma redução de 12%.
A doação de leite é apontada como um dos fatores fundamentais para a queda da mortalidade na infância no Brasil. A taxa caiu de 18,9 mortes por mil nascidos vivos, em 2010, para 17,9, em 2011, o que fez o Brasil alcançar o objetivo do milênio antes do prazo, 2015.
Criada em 1985, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH) conta atualmente com 214 bancos de leite e 134 postos de coleta em todos os estados, a maior do mundo. Por ano, são recolhidos 160 mil litros de leite, que beneficiam 175 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva e semi-intensiva.
POSTO DE COLETA
O Hospital Alberto Urquiza Wanderley desenvolve um trabalho permanente de incentivo à amamentação e à doação de leite humano. Esse trabalho é realizado pela equipe do Posto de Coleta de Leite Humano, que tem parceria com o Banco de Leite Anita Cabral.
Nas primeiras horas de vida do bebê, os profissionais do Posto de Coleta de Leite Humano auxiliam as mães que deram à luz na instituição sobre questões referentes à amamentação. Em visitas aos apartamentos, esclarecem dúvidas e ajudam a superar possíveis dificuldades.
As mulheres que produzem leite além do necessário são incentivadas a doar o excedente. O alimento é encaminhado ao Anita Cabral, onde passa pelo processo de pasteurização e por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém-nascidos.
SERVIÇO PARA COMUNIDADE
Mas, a ação não se restringe a quem dá à luz no Hospital Unimed. Qualquer mãe que estiver em período de amamentação, mesmo que não tenha tido o parto realizado na instituição, pode doar o leite materno excedente no Posto de Coleta.
O Hospital Unimed JP também recebe doações de frascos para acondicionar o leite. A recomendação é que os recipientes sejam do tipo utilizado na venda de café solúvel e que tenham tampa de plástico. A entrega pode ser feita na Recepção Principal do Hospital.
Para mais informações, os telefones do Posto de Coleta de Leite Humano são 2106- 0393 e 2106-0352.
LEIA TAMBÉM
Hospital promove hoje o Dia D de Incentivo ao Aleitamento Materno
Com informações da Agência Brasil