Publicada em 15/04/2005 às 15h19
A Campanha Nacional da Voz, promovida pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, será encerrada neste sábado (16), Dia Mundial da Voz. Desde a segunda-feira (11), em todo o país, vêm sendo realizadas diversas ações, a exemplo de panfletagem, palestras e realização de atendimentos. A finalidade de toda a mobilização, apoiada pela Unimed JP, é chamar a atenção da sociedade para a importância de cuidar do aparelho vocal.
Na noite desta sexta-feira (15), em João Pessoa, será realizada mais uma palestra no auditório do Hospital Napoleão Laureano. Prevista para ser realizada na Associação Médica, ela foi transferida para este novo local. O otorrinolaringologista Islan da Penha Nascimento, tesoureiro da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e coordenador estadual da campanha, informou que os presidentes do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), Dalvélio Madruga, e da Associação Médica Paraibana, Wilberto Trigueiro, devem participar da palestra.
Islan Nascimento fez uma avaliação positiva da campanha no Estado. Ele informou que como a mobilização tem a finalidade de fazer esclarecimentos, o apoio da imprensa foi fundamental durante a semana.
A Campanha Nacional da Voz foi realizada pela primeira vez em 1999. Em 2003, ela foi reconhecida internacionalmente e o dia 16 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Voz. Até o ano passado, a campanha já era realizada nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá.