Publicada em 11/04/2005 às 10h08
Há quem acredite que a rouquidão constante seja normal ou que se trate de uma característica da voz. Os especialistas alertam, no entanto, que não é bem assim. Para alertar sobre os riscos que este tipo de problema vocal pode acarretar será realizada de hoje (11) até sábado (16), quando se comemora o Dia Mundial da Voz, a 7ª Campanha Nacional da Voz, promovida em todo o País pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia com o apoio das entidades regionais. A mobilização conta com a participação dos atores globais Edson Celulari e Cláudia Raia e tem como tema "Ouça a voz da experiência. Cuide da sua voz".
Na Paraíba, a abertura oficial será nesta segunda-feira no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), às 19h30, com a realização de uma palestra que contará com otorrinolaringologistas e fonoaudiólogos. Desde cedo, no entanto, diversas equipes espalhadas em pontos estratégicos da Capital estão distribuindo material informativo. A mobilização, que está sendo apoiada pela Unimed João Pessoa, ocorrerá durante toda a semana e inclui, também, a realização de atendimentos à população. Na sexta-feira, está programada uma palestra na Associação Médica Paraibana (AMPB).
Diversos sintomas indicam problemas no aparelho vocal. Entre eles, os mais comuns são rouquidão, perda da voz, pigarro, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir e para respirar. Eles podem ser sinais, inclusive, do câncer de laringe, um problema grave, mas com 90% de chance de cura quando diagnosticado no início e em um estágio em que os tumores são pequenos e não apresentam metástase (disseminação em outras partes do corpo).
O otorrinolaringologista Islan da Penha Nascimento, tesoureiro da Sociedade Paraibana de Otorrinolaringologia e coordenador estadual da campanha, lembrou que os problemas no aparelho vocal acometem, principalmente, os profissionais que trabalham com a voz. Por isso, os cuidados devem ser redobrados por professores, cantores, atores, locutores, jornalistas, telefonistas, recepcionistas, políticos, líderes religiosos, operadores de telemarketing, entre outros. "Em caso de qualquer problema, a pessoa deve procurar, em primeiro lugar, o otorrinolaringologista. Ele vai fazer uma avaliação e, caso seja necessário, encaminhar para outro especialista, a exemplo do fonoaudiólogo", recomendou.
Campanha
A Campanha Nacional da Voz foi realizada pela primeira vez em 1999. Desde então, vem ocorrendo anualmente e ganhando mais dimensão. Em 2003, ela foi reconhecida internacionalmente e o dia 16 de abril foi instituído como o Dia Mundial da Voz. Até o ano passado, a campanha já era realizada nos Estados Unidos, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela e Panamá. Este ano, a expectativa é que ela chegue a outros países.
Como cuidar da voz
Veja abaixo alguns cuidados importantes para evitar problemas nas cordas vocais:
- Não fumar;
- Não forçar a voz;
- Não gritar ou cochichar;
- Manter o volume normal da voz e articular bem as palavras;
- Evitar falar excessivamente durante exercícios físicos, quando gripado ou com alguma crise alérgica;
- Não pigarrear excessivamente;
- Ingerir muito líquido em temperaturas fresca ou ambiente;
- Evitar bebidas alcoólicas;
- Evitar alimentos que provoquem azia ou má digestão;
- Evitar ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes.