• Início
  • Notícias
  • Campanha nacional alerta para a prevenção do câncer de mama

Notícias

Campanha nacional alerta para a prevenção do câncer de mama

Publicada em 28/11/2008 às 07h30

A programação da Semana Nacional de Saúde Mamária, aberta segunda-feira (24), será encerrada neste domingo (30). No último dia, médicos vão distribuir material informativo e esclarecer dúvidas da população sobre os cuidados com as mamas em um estande montado no Busto de Tamandaré, em Tambaú. A programação inclui, ainda, uma caminhada que sairá deste local até o Littoral Hotel, na Praia do Cabo Branco, com concentração a partir das 7 horas.

Na Paraíba, a Semana Nacional de Saúde Mamária está sendo realizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia – Regional Paraíba (SBM-PB), com o apoio da Unimed João Pessoa e outras instituições da área da saúde. A finalidade é alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante toda a semana, tem havido palestras em universidades, treinamento de profissionais do Programa Saúde da Família (PSF) e distribuição de panfletos. "Não temos como prevenir a doença, mas diagnosticá-la precocemente muda muito o destino da paciente”, alertou a mastologista Valéria Coutinho Maia, presidente da SBM-PB.

A médica informou que tumores de até dois centímetros podem ter cura em torno de 90% e 100% dos casos. O diagnóstico precoce permite tratamentos mais conservadores sem a retirada da mama, que é o mais temível pelas mulheres.

MORTALIDADE

Apesar dos avanços no diagnóstico e tratamento, a mortalidade por câncer de mama vem crescendo nas últimas décadas. No Brasil, este problema de saúde já é a primeira causa de morte por neoplasia maligna no sexo feminino, desde 1980. A estimativa para o próximo ano é de 53 mil novos casos, com 12 mil mortes previstas, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A incidência da doença ainda é maior na faixa etária dos 40 aos 69 anos, apesar do aumento em pessoas jovens. Por isso, os especialistas recomendam a realização de mamografia anual para todas as mulheres acima dos 40 anos, exames clínicos semestrais com o mastologista e auto-exames mensais.