• Início
  • Notícias
  • Campanha "Levante-se e faça sua parte" bate novo recorde mundial

Notícias

Campanha "Levante-se e faça sua parte" bate novo recorde mundial

Publicada em 22/10/2007 às 08h50

A campanha “Levante-se e faça sua parte”, realizada das 18 horas de terça-feira (16) até as 18 horas de quarta-feira (17), conseguiu mobilizar 38.811.953 de pessoas em 110 países, incluindo o Brasil. O número de participantes é maior que a população da Argentina (38,4 milhões).

Com o número de participantes, a campanha bateu um novo recorde como a maior mobilização mundial. No ano passado, a “Levante-se e faça sua parte” já tinha entrado no Guinness Book, o livro dos recordes, por reunir 23,5 milhões de pessoas.

Em 2007, o foco foi a defesa dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs) e o combate à desigualdade. A iniciativa foi organizada pela Campanha do Milênio da ONU e pela Chamada Global à Ação contra a Pobreza.

Na Paraíba, o UniGente foi o principal agente mobilizador da campanha. Na quarta-feira (17), o instituto conseguiu envolver cerca de 3 mil pessoas na mobilização, entre funcionários da Unimed João Pessoa e de empresas parceiras da Cooperativa.

No Brasil, o destaque foi o intervalo do jogo da seleção brasileira contra o Equador, quando o telão do Maracanã exibiu um vídeo em que o ex-atacante Bebeto convidava os cerca de 85 mil torcedores a se levantar em prol dos Objetivos do Milênio.

Nos 110 países, as atividades incluíram atos em escolas, ruas, empresas, locais de oração, eventos esportivos e culturais. As reivindicações abrangiam temas como cobrança para que os países ricos cumpram as promessas de perdoar dívidas das nações mais pobres e para que os países em desenvolvimento priorizem os cidadãos que mais precisam.

De acordo com os organizadores, as participações são importantes para “pressionar” os governantes a cumprir as metas estabelecidas.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

Além de participar da campanha, o Instituto UniGente desenvolve vários projetos e ações em defesa dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs), um conjunto de metas sociais que devem ser cumpridas até 2015.

O instituto também tem se empenhado em envolver parceiros da Unimed JP, escolas, entidades de classe, organizações não-governamentais (Ongs), entre outros, na luta para atingir as metas.

Uma das principais ações foi o lançamento da campanha Paraíba Abraça ODM que irá premiar iniciativas que se destaquem em defesa dos Objetivos do Milênio. As inscrições poderão ser feitas até sexta-feira. CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o prêmio.