A doação de leite humano chega a cair 20% entre os meses de dezembro e março. O problema ocorre por causa das festas de final de ano e do período de férias. Para evitar o desabastecimento, o Bancos de Leite Humano Anita Cabral iniciou uma campanha para atrair um maior número de doadoras.
Na Grande João Pessoa, seis unidades hospitalares com leitos neonatais atuam em parceria com o Anita Cabral e realizam a coleta. Em período normal, elas conseguem, juntas, 200 litros de leite, com uma distribuição mensal de 180 litros para cerca de 300 receptores. O volume já não atende 100% da demanda. Com a queda de doações registrada no período, a situação se agrava.
O leite doado é utilizado para atender os recém-nascidos prematuros internos nos leitos neonatais da Paraíba. Para estes bebês, o leite serve também como \"medicamento\" e interfere, consideravelmente, na melhoria do quadro clínico.
A Paraíba conta com seis Bancos de Leite Humano (BLH) e 18 postos de coleta, sendo sete em João Pessoa. Na Capital, um dos postos funciona no Hospital Unimed JP.
Para ser doadora, a mulher só precisa procurar o banco ou posto de coleta mais próximo, estar saudável e amamentando o filho e apresentar leite excedente. O banco ou o posto se responsabiliza de ir até a casa da mãe, oferecer as orientações, entregar o material necessário para coleta (luvas, gorro, máscara e vidros estéreis) e, semanalmente, retornar para coletar a doação.
POSTO DO HOSPITAL UNIMED JP
A equipe do Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital Unimed JP auxilia as mulheres que dão à luz na instituição sobre questões referentes à amamentação nas primeiras horas de vida do bebê. No pós-parto, os profissionais fazem visitas para esclarecer dúvidas e estimular as mães a superar possíveis dificuldades enfrentadas durante a amamentação.
As mulheres que produzem leite humano além do necessário são incentivadas a doar o excedente. Mas, a ação não se restringe a quem dá à luz na instituição. Qualquer mãe que estiver em período de amamentação, mesmo que não tenha tido filho no Hospital Unimed JP, pode doar o leite materno excedente no Posto de Coleta.
O setor funciona todos os dias, das 7h às 19h. Caso a mãe não possa se dirigir até o Hospital, basta ligar para os telefones 2106- 0393 e 2106-0352 e solicitar a visita da equipe, que vai buscar o alimento no local que a pessoa indicar.
Durante a visita, a mãe recebe orientações sobre como retirar e estocar o leite do peito corretamente. O alimento é encaminhado para o Anita Cabral, onde passa pelo processo de pasteurização e por todos os procedimentos de higiene e segurança antes de ser destinado aos recém nascidos.
Além do leite materno, o Hospital Unimed JP recebe doações de frascos para acondicionar o leite. A recomendação é que os recipientes sejam do tipo utilizado na venda de café solúvel e que tenham tampa de plástico. No Hospital Unimed JP, o vidro pode ser entregue na recepção principal.
Com informações da Secom Estadual