• Início
  • Notícias
  • Campanha de prevenção do câncer da pele será realizada no dia 8

Notícias

Campanha de prevenção do câncer da pele será realizada no dia 8

Publicada em 27/10/2008 às 17h50

O tipo de câncer com maior incidência no Brasil, o de pele, pode ter o desenvolvimento prevenido a partir de atitudes simples, como proteção solar e avaliação clínica da pele. Mesmo assim, o aparecimento da doença não tem diminuído no País. Com o objetivo de reduzir a incidência a longo prazo da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vai realizar em todo o país, no dia 8 de novembro, a 10ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer da Pele.

Na data, 1,5 mil dermatologistas farão atendimentos gratuitos em 174 postos, em 24 estados do país. Os profissionais oferecerão exames completos da pele e darão orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença.

Em João Pessoa, a Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional Paraíba (SBD- PB), vai realizar ações, no dia da campanha nacional, de 8h ao meio dia, no Hospital Napoleão Laureano. No local, serão oferecidos atendimentos gratuitos e disponibilizada toda a tecnologia do tratamento, do laser a cirurgia convencional. Trinta dermatologistas participarão da ação. Em Campina Grande, serão promovidas as mesmas ações da capital paraibana. Estarão envolvidos 10 profissionais, que atenderão no Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Além disso, jovens que trabalham em projeto da Emlur e distribuem sacolas de lixo em praias de João Pessoa serão capacitados para prestarem informações sobre os riscos do câncer de pele. Eles distribuirão material informativo sobre a campanha.

SAIBA MAIS

Câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas se dispõem formando camadas e, dependendo da camada afetada, surgem diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento do câncer e o envelhecimento da pele. O melanona é o tipo mais perigoso, com alto potencial de produzir metástase. Pode levar à morte se não houver diagnóstico e tratamento precoce. É mais freqüente em pessoas de pele clara e sensível.