Quase 300 pessoas foram atendidas na Capital durante as atividades da 11ª Campanha Nacional de Combate ao Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação, realizada domingo (31) em um caminhão volante que ficou estacionado das 9h às 13h no Busto de Tamandaré, teve como finalidade realizar diagnósticos e fornecer orientação para conscientizar a população sobre os riscos da exposição solar excessiva e a necessidade de utilizar a devida proteção contra os raios UV (UVA e UVB).
Agora, os dados colhidos passarão por uma avaliação dos dermatologistas envolvidos na campanha e, caso seja confirmado algum caso da doença, a pessoa será encaminhada para tratamento gratuito nos serviços credenciados. Em seguida, todas essas informações serão encaminhadas para a SBD para comporem um banco de dados nacional sobre a doença.
Ao liberar estes números, a SBD espera contribuir para abastecer entidades médicas, autoridades e a sociedade em geral de subsídios para o conhecimento epidemiológico do câncer da pele no país, bem como instrumentação para novas ações preventivas.
Segundo Carla Gayoso, dermatologista e presidente da Regional Paraíba, este ano todas as expectativas da campanha foram superadas, o que mostra que a população está um pouco mais atenta à necessidade de se proteger dos efeitos nocivos dos raios ultra-violeta. A dermatologista também ressaltou o apoio da imprensa na divulgação da importância da campanha.
O caminhão encerrará suas atividades neste fim de semana, em Salvador, quando terá percorrido 10 mil quilômetros. O automóvel, que conta com dois consultórios especialmente equipados para o procedimento, está circulando por várias cidades brasileiras desde dezembro do ano passado.