Com mais de 15 entidades parceiras - entre elas a Unimed JP e o Instituto UniGente – a campanha “Crack Jamais” pretende diminuir o consumo da droga na Paraíba, que é responsável pela destruição de muitos lares no Estado.
A campanha, lançada no dia 2 de maio deste ano, terá inicialmente a duração de um ano. Durante este período, serão divulgados depoimentos, reportagens, documentários e testemunhos que mostram a ação de agentes sociais envolvidos em programas educativos de alerta e prevenção desenvolvidos de forma conjunta ou individualmente que mobilizaram, e que continuam mobilizando, a sociedade para o enfrentamento do uso de crack entre os jovens e outras faixas etárias da população.
Além das mensagens jornalísticas e promocionais, haverá um conjunto de ações presenciais como palestras, conferências, debates, exibição de filmes e documentários relacionados ao tema em igrejas, escolas, clubes de serviços, centros comunitários e espaços similares.
A iniciativa é promovida pelo Sistema Correio de Comunicação, uma das entidades integrantes do Nós Podemos Paraíba, movimento que tem proporcionado a melhoria da qualidade de vida da população carente do Estado.
DADO PREOCUPANTE
João Pessoa é a capital brasileira com maior consumo de crack entre adolescentes e jovens estudantes do ensino fundamental, com índice de 2,5%. Isto é o que mostra um estudo realizado pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid) e pela Universidade Federal de São Paulo. O estudo 2º Levantamento Domiciliar sobre Uso de Drogas Psicotrópicas no Brasil (2005) foi realizado nas 27 capitais brasileiras.