A participação da Unimed JP na Campanha “Natal pela Vida”, que beneficiará cerca de 40 mil famílias de baixa renda com a doação de alimentos, está dentro das ações do programa Unimed Abraça os ODM.
O programa do Sistema Unimed, lançado em maio de 2010, tem a finalidade de incentivar as 377 cooperativas médicas de todo o país a desenvolverem ações voltadas para os ODM, as oito metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU), que tem o objetivo de transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.
Para que essas metas sejam cumpridas até 2015, prazo estipulado, a ONU acredita que cada pessoa, empresa, ou organização deve fazer a sua parte.
É pensando assim que a Unimed JP, desde 2004, é a empresa que mais alimentos arrecada para o “Natal pela Vida”. Ao todo, nos últimos seis anos, a Cooperativa doou cerca de 177 toneladas de alimentos.
Para a edição 2010 da Campanha, a meta da cooperativa é arrecadar 100 toneladas de alimentos, sendo 30 toneladas de fubá, 25 de açúcar, 20 de arroz, 15 de feijão e 10 de macarrão. A proposta de priorizar a arrecadação dos cinco tipos de alimentos é levar em conta não só a quantidade, mas o valor nutricional dos alimentos arrecadados para a Campanha Natal pela Vida.
O Natal Pela Vida é promovido há 11 anos pelo Comitê de Entidades no Combate à Fome Pela Vida (Coep) e o Sistema Correio de Comunicação, em parceria com a Unimed João Pessoa e demais entidades participantes. A iniciativa já arrecadou mais de 3 mil toneladas de alimentos.
LANÇAMENTO
A participação da Unimed JP na Campanha "Natal pela Vida" será oficializada na próxima segunda-feira (22), às 10h, no auditório do Hospital Unimed JP.
A solenidade reunirá os realizadores da campanha, convidados e diretores e funcionários da Cooperativa.
A Unimed JP aderiu à campanha em 2004 e vem se destacando com uma das principais colaboradoras. Somente no ano passado, das 719 toneladas arrecadadas mais de 122 toneladas foram conseguidas pela Unimed JP, onde o Natal pela Vida é coordenado pelo Instituto de Responsabilidade Social UniGente.
OBJETIVOS DO MILÊNIO
Os ODM foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, com a participação de 191 países. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.
Apesar de o primeiro ODM ser acabar com a fome e a miséria, 50 mil pessoas morrem todo o dia como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres está cada vez maior.
Confira, abaixo, quais são as metas:
1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome
2 - Atingir o ensino básico universal
3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
4 - Reduzir a mortalidade infantil
5 - Melhorar a saúde materna
6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças
7 - Garantir a sustentabilidade ambiental
8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento