• Início
  • Notícias
  • Campanha beneficia idosos abrigados na Vila Vicentina Júlia Freire

Notícias

Campanha beneficia idosos abrigados na Vila Vicentina Júlia Freire

Publicada em 09/07/2009 às 07h40

Vila Vicentina abriga 65 idosos na Capital: carinho e atenção na velhice Vila Vicentina abriga 65 idosos na Capital: carinho e atenção na velhice

Maria Penha dos Santos, a dona Penha, desconhece a própria idade. Não sabe dizer seu nome completo e nem se tem algum parente vivo. Desconfia que teve filhos, mas não consegue afirmar com precisão. Simpática e de sorriso fácil, dona Penha sofre de confusão mental e mora há seis anos na Vila Vicentina Júlia Freire, entidade filantrópica que abriga 65 idosos em João Pessoa.

Dona Penha não recebe visitas de parentes e depende da solidariedade para ter mais dignidade na velhice. “Ela tem 67 anos, mas diz que tem 40. Foi trazida aqui por ambulância porque vivia pelas ruas, pedindo esmolas”, conta o presidente da Vila Vicentina, José de Arimatéia Ribeiro.

Assim como dona Penha, outros 34 idosos – entre os 65 abrigados - não recebem visitas de parentes e dependem unicamente da Vila Vicentina para sobreviver. Criada por católicos em 1944, a entidade vive apenas de doações e abriga principalmente idosos em situação de risco, enviados para lá pela Justiça. A despesa mensal gira em torno de R$ 26 mil.

DOAÇÕES

Parte das doações é feita pelos próprios idosos. “Eles doam 70% da aposentadoria para custear as despesas do abrigo, mas pelos menos 15 desses idosos contribuem com menos da metade de um salário mínimo, enquanto que outros não têm renda nenhuma”, destaca José Arimatéia. Por isso, qualquer ajuda que chegar à Vila Vicentina será em boa hora.

Dos 65 idosos atendidos, 34 são homens e 31, mulheres. De acordo com Arimatéia, muitos estão doentes e precisam de atenção especial. No local, recebem tratamento médico, psicológico, fisioterápico e ambulatorial.

Eles enfrentariam grandes dificuldades sem a entidade, que funciona com o apoio de voluntários. São três médicos e sete enfermeiros. Ainda há 20 funcionários de carteira assinada.

CAMPANHA

A Vila Vicentina é uma das seis instituições filantrópicas beneficiadas pela campanha Guia Solidário. Realizada pela Unimed JP/Instituto UniGente e pelo Ministério Público da Paraíba desde 8 de junho, a ação tem como finalidade arrecadar recursos financeiros para estas entidades.

O público-alvo para conseguir as doações são os clientes da Unimed JP. Ao receber o novo Guia Médico, no Departamento de Atendimento ao Cliente da Sede, eles são convidados a doar qualquer valor para um das seis instituições. O Guia Médico é o livro onde consta a relação completa dos cooperados da Unimed JP.

Com os recursos arrecadados pela campanha Guia Solidário, a diretoria da Vila Vicentina pretende construir passarelas e interligar as várias dependências do local. “Pretendemos construir uma área de lazer coberta para que os idosos tenham mais conforto e segurança. Também queremos adequar os banheiros de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária. Se conseguirmos isso, será uma grande conquista e trará muita qualidade de vida para nossos pacientes”, planeja Arimatéia.

ANOTE A CONTA

Para ajudar a Vila Vicentina, basta depositar qualquer valor na conta aberta pela instituição no Unibanco especialmente para a campanha (Agência: 7609 / Conta corrente: 110.891-0). Os telefones da instituição são 3224-6988 / 3243-2046 / 8858-8942.

Apesar de ter como público-alvo os clientes da Unimed JP, qualquer pessoa pode contribuir com a campanha Guia Solidário. Todas as informações sobre a iniciativa, que será realizada até 8 de setembro, estão disponíveis na internet. Clique aqui e para acessar.