• Início
  • Notícias
  • Campanha alertará sobre importância de prevenção do câncer de pênis

Notícias

Campanha alertará sobre importância de prevenção do câncer de pênis

Publicada em 24/07/2009 às 17h06

Na Capital, serão realizadas cerca de 50 cirurgias de fimose no HU e no Laureano Na Capital, serão realizadas cerca de 50 cirurgias de fimose no HU e no Laureano

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) iniciou na última segunda-feira a 2ª Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Pênis. Até este sábado (25), serão realizadas várias ações em todo o País com a finalidade de ressaltar a necessidade da boa higiene do órgão genital e de mostrar à população a importância de consultas periódicas ao urologista.

Em João Pessoa, as atividades serão realizadas amanhã, no Hospital Universitário e no Hospital Napoleão Laureano. Neste dia, serão feitas cerca de 50 cirurgias de pospectomia (fimose), uma das medidas preventivas deste tipo de câncer.

O material colhido durante as cirurgias será analisado para verificar a existência de lesões cancerosas e irá compor um estudo inédito, organizado pela SBU, que analisará as reais causas do câncer de pênis e avaliará a relação da doença com a falta de higiene e com o Papiloma Vírus Humano (HPV).

O resultado dessa pesquisa poderá nortear as ações governamentais para erradicação da doença que atinge mais de três mil brasileiros atualmente e que chegou a mutilar cerca de mil pessoas no País só em 2005.

LEVANTAMENTO

De acordo com levantamento feito pela SBU em 2007, o câncer de pênis é uma patologia muito frequente no Brasil, acometendo preferencialmente pacientes de baixa renda, não circuncidados ao nascimento, de cor branca, moradores das regiões Norte e Nordeste e que demoram a procurar assistência médica especializada ao notar feridas no pênis. O estudo mostrou ainda que 81,62% dos casos de câncer de pênis acometem homens acima de 46 anos. O Norte e Nordeste juntos têm mais de 50% dos casos.

DIAGNÓSTICO

A manifestação clínica mais comum desse tipo de câncer é uma ferida ou úlcera persistente ou uma tumoração localizada na glande, no prepúcio ou no corpo do pênis. Embora menos frequente, o crescimento nos gânglios inguinais (íngua na virilha) pode ser uma manifestação inicial do câncer de pênis.

Homens que não foram operados de fimose possuem maior probabilidade de desenvolver a doença. Outro fator de risco é a prática sexual com diferentes parceiros sem o uso de preservativo. Qualquer ferimento que aparecer no pênis, doloroso ou não, deve ser analisado prontamente por um médico.

CAUSAS

A falta de higiene é o principal fator para o desenvolvimento do câncer de pênis, que está associado à presença do prepúcio. Quando não há higiene adequada da região sob o prepúcio, com o uso de água e sabonete, a secreção denominada smegma, que está presente naturalmente no seu interior, como um agente lubrificante, pode se transformar em um foco de infecção e evoluir para um câncer. Os homens circuncidados estão bem menos sujeitos à doença, tanto que Israel apresenta 0% de incidência desse tipo de câncer.

É comum encontrar antecedentes de doenças sexualmente transmissíveis como gonorréia e sífilis na história clínica dos pacientes de câncer de pênis, embora não exista evidência de uma relação de causalidade entre essas doenças.