O Sol é a mais pura energia.Toda a vida no planeta terra depende dele. Mas, ao mesmo tempo em que fornece calor para a nossa sobrevivência, a exposição ao sol, de forma inadequada, pode trazer inúmeros prejuízos à saúde, como envelhecimento precoce, manchas e o câncer da pele.
De acordo com a dermatologista Flávia Estrela, o tipo mais comum dos câncer é o de pele, que corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, sendo estimado o surgimento de mais de 130 mil casos novos ao ano. Uma das causa para essa grande incidência de casos é, justamente, a exposição imprópria ao raios solares.
Por isso, é melhor prevenir do que remediar. Na capital paraibana, onde há uma incidência dos raios ultravioletas cada vez mais agressiva, as pessoas devem tomar cuidados e se protegerem do sol, principalmente durante o verão.
É o que faz, diariamente, a servidora pública Glaudiceia Nunes, moradora de Juaguaribe, que descobriu um câncer de pele em exames de rotina. Ela usa protetor sol e evita exposição ao sol em horários onde a radiação é mais intensa, entre as 10h e 16h. "Não saio de casa sem usar o protetor solar, uso chapéu e não vou à praia em horários inconvenientes", disse a servidora, contando quais as precauções que toma quando está ao ar livre.
De acordo com a dermatologista Flávia Estrela, a radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos. "Devemos evitar a exposição excessiva ao sol ou o uso de câmaras de bronzeamento", enfatizou. Detalhe: a predisposição genética é outro fator importante, portanto familiares de pacientes diagnosticados devem se submeter a exames periódicos.
É importante lembrar, ainda, que usar apenas filtro solar não basta. É preciso tomar outras medidas, como roupas, chapéus e óculos apropriados. Uma recomendação básica é consultar um dermatologista regularmente para uma avaliação cuidadosa da pele.
Portanto, ao sinal de lesões, pintas, manchas ou ferida na pele de aparência elevada e brilhante, translúcida e avermelha, castanha, róseo ou multicolorida, com crosta central e que sangra, a pessoa deve procurar um especialista. Só ele pode fazer o diagnóstico correto.
RAIOS UVA E UVB
Você sabe a diferença entre os raios UVA e UVB?
A radiação UVA penetra profundamente na pele e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer da pele. Já a radiação UVB é responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.
PROTEÇÃO
De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, as medidas de proteção são simples e fáceis de serem seguida. Confira e siga as orientações:
• Usar chapéus, camisetas e protetores solares;
• evitar a exposição solar e permanecer na sombra entre 10h e 16h (horário de verão);
• na praia ou na piscina, usar barracas feitas de algodão ou lona, que absorvem 50% da radiação ultravioleta. As barracas de nylon formam uma barreira pouco confiável: 95% dos raios UV ultrapassam o material;
• usar filtros solares diariamente, e não somente em horários de lazer ou diversão. Utilizar um produto que proteja contra radiação UVA e UVB e tenha um fator de proteção solar (FPS) 30, no mínimo. Reaplicar o produto a cada duas horas ou menos, nas atividades de lazer ao ar livre. Ao utilizar o produto no dia-a-dia, aplicar uma boa quantidade pela manhã e reaplicar antes de sair para o almoço;
• observar regularmente a própria pele, à procura de pintas ou manchas suspeitas;
• consultar um dermatologista uma vez ao ano, no mínimo, para um exame completo;
• manter bebês e crianças protegidos do sol. Filtros solares podem ser usados a partir dos seis meses.
CAMPANHA DE PREVENÇÃO NA PARAÍBA
"Controle o Sol". Com este slogan a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realiza no próximo sábado (7) em todo o país, a campanha nacional do câncer de pele, para conscientizar à população sobre os riscos da exposição ao sol de forma inadequada.
Na ocasião, milhares de dermatologistas vão realizar consultas simultâneas para análise, diagnóstico e tratamento da doença em hospitais públicos credenciados, postos de saúde e tendas montadas em pontos de grande circulação.
Na Paraíba, de acordo com a dermatologista Flávia Estrela, entre as ações programadas, estão atendimento gratuito por dermatologistas no período da manhã em João Pessoa, no Hospital Universitário Lauro Wanderley e no Hospital São Vicente de Paula, e em Campina Grande, no Hospital Universitário Alcides Carneiro.