Notícias

Caderneta de vacinação de idosos deve ser mantida em dia

Publicada em 09/10/2012 às 07h

Vacinação contribui para idosos envelhecerem de forma mais ativa Vacinação contribui para idosos envelhecerem de forma mais ativa

Assim como as crianças, os idosos também devem receber uma atenção especial em relação à manutenção da caderneta de vacinação em dia. É que, apesar da recomendação de que as vacinas devem ser tomadas no decorrer de toda a vida, nestas faixas etárias a incidência de doenças graves é maior. No caso das pessoas a partir de 60 anos de idade, a vacinação ajudará a garantir um envelhecimento mais ativo.

A vacina contra a gripe é uma das mais importantes. Ela protege contra os três principais vírus que circulam no Hemisfério Sul. Dados do Ministério da Saúde indicam que o grupo dos idosos é o que mais apresenta complicações provocadas pela doença.

Outras imunizações que constam na caderneta do idoso são contra a hepatite B e a febre amarela e também a pneumocócica 23-valente (para pacientes com indicações nos centros de Referência de Imunobiológicos Especiais). As doses são distribuídas, gratuitamente, pelas unidades básicas de saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, cada vacina segue um esquema diferenciado e é necessário que o paciente complete o ciclo determinado para cada uma. Apenas com o esquema completo, a pessoa vai estar devidamente imunizada, pois o organismo vai criar anticorpos em níveis adequados e a vacina terá uma eficácia de 95% a 100%.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa foi criada em 2007 pelo governo federal. No documento, constam informações importantes como medicação utilizada, peso e glicemia, por exemplo.

Com informações da Agência Brasil

LEIA TAMBÉM

Vacinas contribuem para garantir saúde em todas as fases da vida