No Brasil cerca de 45% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais são em decorrência do consumo de álcool. Esse é um dos maiores índices do mundo, de acordo com dados do Cisa- Centro de Informações sobre Saúde e Álcool. No entanto, no resto do mundo não é diferente. O Consumo de álcool é o principal problema de saúde pública no mundo no que diz respeito às drogas, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Aproximadamente 4% das mortes no mundo estão relacionadas ao consumo de álcool.
Apesar dos dados comprovarem os perigos de dirigir alcoolizado, muitos motoristas buscam alternativas para burlar os bafômetros. Várias crenças têm sido propagadas, como tomar café para se restabelecer antes de dirigir, mas somente o tempo pode ajudar uma pessoa a se restabelecer dos efeitos do consumo de bebidas alcoólicas. Por isso ao ingerir bebida com álcool, mesmo que em pequena quantidade, aumenta- se o risco de provocar acidentes de trânsito.
ENTENDA
O álcool é eliminado (depurado) pelo organismo numa proporção média de: para cada 0,15 gramas de álcool por litro de sangue é necessária cerca de uma hora. De acordo com a Lei 11.705, conhecida como "lei seca", se o bafômetro medir a partir de 0,2 gramas de álcool por litro de sangue ou 0,1mg por litro de ar expelido pelos pulmões já é considerado uma infração de trânsito gravíssima, essa quantidade equivale a menos de um copo de cerveja. O nosso organismo levaria em média duas horas para essa quantidade de álcool ser totalmente eliminada. Doses maiores levariam proporcionalmente mais tempo para serem eliminadas, podendo levar até 24 horas, por exemplo.
O infrator pego em flagrante será punido com, no mínimo, uma multa de R$ 957,70, apreensão da carteira de habilitação, suspensão do direito de dirigir por 12 meses e retenção do veículo até apresentação de condutor habilitado.
SAIBA MAIS
Chegou a quase 6% o índice de homens, entre 18 e 34 anos de idade, segundo o Vigitel Brasil 2007 (Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico), que responderam dirigir veículos motorizados logo após o consumo de mais de cinco doses de bebida alcoólica.
Informações Unimed do Brasil- www.unimed.com.br