Publicada em 19/12/2005 às 10h47
Dados oficiais apontam que, no Brasil, existem 36 milhões de pessoas que não sabem quando terão a próxima refeição. Na Paraíba, segundo levantamento do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado (Consea-PB), a fome atinge 49,7% da população. As crianças são as maiores vítimas deste problema.
A cada cinco minutos, no país, uma criança morre vítima de doenças decorrentes da fome. No mundo, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância e Adolescência (Unicef), uma em cada seis sofre sem ter o que comer.
A solução para as tristes estatísticas passa por ações efetivas do Poder Público, mas algumas ações da sociedade civil ajudam a amenizá-lo. É o caso da campanha "Natal Pela Vida, Natal Sem Fome", que tem a finalidade de arrecadar alimentos não perecíveis para doar a famílias carentes da Paraíba.
A Unimed JP está participando da campanha pelo segundo ano consecutivo, em parceria com o Sistema Correio de Comunicação. A meta é conseguir, no mínimo, 20 toneladas, que serão doadas a famílias da Grande João Pessoa, sete a mais do que 2004.
Para tanto, a Cooperativa está mobilizando clientes, médicos e funcionários. Eles têm até esta terça-feira (20) para doar os alimentos que serão entregues na quinta-feira (22) ao Sistema Correio, que se responsabilizará pela distribuição. A campanha é uma das primeiras ações do UniGente, instituto fundado para coordenar as iniciativas de responsabilidade social da Unimed JP.
COMPROMISSO
Para incentivar as doações, a Unimed JP assumiu compromissos com os seus clientes, médicos e funcionários. Confira:
- Para cada quilo doado pelos clientes, a Unimed JP se comprometeu a dar mais um, dobrando as doações;
- A Cooperativa organizou uma gincana para os funcionários. Eles se dividiram em 9 equipes e o primeiro e segundo lugares em arrecadação ganharão prêmios. O colaborador que, individualmente, obtiver mais alimentos também será premiado;
- Com os cooperados, a Unimed JP se comprometeu a ir buscar os alimentos no endereço indicado por eles.