• Início
  • Notícias
  • Brasil recebe prêmio por contribuir para que o mundo alcance os ODM

Notícias

Brasil recebe prêmio por contribuir para que o mundo alcance os ODM

Publicada em 30/09/2010 às 09h59

Terceiro da esquerda para direita, Wagner Caetano recebe prêmio Terceiro da esquerda para direita, Wagner Caetano recebe prêmio

O Brasil recebeu um prêmio no último dia 19, em Nova York, por contribuir para que o mundo alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma série de metas estipuladas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para serem cumpridas até 2015. 

O prêmio foi concedido pela organização não-governamental “Millennium Development Goals Awards Committee”, que busca promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e divulgar os esforços de governos, organismos multilaterais, organizações da sociedade e indivíduos que colaboram para o alcance dos ODM no mundo.

Na ocasião, o Brasil foi reconhecido, especiailmente por uma iniciativa. O país, juntamente com a África do Sul e Índia, instituiu uma reserva financeira (o Fundo IBAS), destinada a combater a fome e a pobreza, em países em situação de extrema pobreza. Os recursos são administrados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 

Até o momento o governo brasileiro contribuiu com cerca de US$ 1 milhão.

O Fundo IBAS, reconhecido no âmbito da cooperação internacional, tem possibilitado projetos como o de coleta de resíduos sólidos e reciclagem no Haiti, que emprega mais de 350 pessoas; além de iniciativas na Palestina, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Burundi, Camboja e Laos.

Na solenidade de entrega do prêmio, o Brasil foi representado pelo secretario nacional de Estudos e Pesquisas Político-Institucionais da Secretaria-Geral da Presidência da República, Wagner Caetano. Segundo Caetano, há uma similaridade entre o reconhecimento do papel do Brasil na Cooperação Sul-Sul em torno dos ODM e o trabalho feito pelo governo brasileiro e organizações da sociedade para valorizar ações e iniciativas que contribuam para atingir os 

Objetivos do Milênio.

MOVIMENTO NÓS PODEMOS

Para que o Brasil e o mundo consigam alcançar as metas da ONU é necessário que cada um faça a sua parte. É acreditando nisso que o Movimento Nós Podemos Paraíba trabalha para articular no Estado organizações públicas e privadas, sociedade civil em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do MiLênio.

O Movimento foi criado oficialmente no dia 31 de julho do ano passado e tem como finalidade divulgar, disseminar e monitorar projetos sociais em toda a Paraíba, que visem ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. A iniciativa tem mais de 70 adesões.

O Nós Podemos tem como integrantes a Unimed JP e o Instituto UnIgente, que posssui um Memorando de Entendimento da ONU. O acordo permite que uma entidade participe dos programas e ações da organização.

O instituto de Responsabilidade Social da Unimed JP, UniGente, foi o primeiro do Sistema Unimed que obteve o memorando da ONU. Recentemente, na Convenção Nacional Unimed, de 21 a 24 deste mês em Goiás, a Unimed do Brasil lançou o projeto “Unimed Abraça os ODM”, iniciativa do Sistema para auxiliar na divulgação e na fomentação dos ODM.

OBJETIVOS DO MILÊNIO

Os ODM foram estabelecidos durante a Cúpula do Milênio, realizada em setembro de 2000 na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, com a participação de 191 países. Eles servem de parâmetro para que cada pessoa faça algo na sua comunidade, doando-se um pouco mais em um projeto de solidariedade para ajudar a transformar a sociedade e melhorar a qualidade de vida de todos.

Apesar de o primeiro ODM ser acabar com a fome e a miséria, 50 mil pessoas morrem todo o dia como resultado da extrema pobreza e a distância entre ricos e pobres está cada vez maior. 

Confira, abaixo, quais são as metas:

1 - Erradicar a extrema pobreza e a fome

2 - Atingir o ensino básico universal

3 - Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 - Reduzir a mortalidade infantil

5 - Melhorar a saúde materna

6 - Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças

7 - Garantir a sustentabilidade ambiental

8 - Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento