No século XX, as Nações Unidas estabeleceram que “todo homem, mulher, criança, tem o direito inalienável de ser livre da fome e da desnutrição”. Mesmo assim, um bilhão e duzentos milhões de pessoas ainda sobrevivem com menos de um dólar por dia.
Entretanto, os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), uma série de metas estabelecidas por 189 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), começa a mudar essa situação. O Brasil, por exemplo, se propõe não apenas a cumprir, mas superar o primeiro ODM, que objetiva reduzir pela metade a proporção de pessoas em extrema pobreza.
Para cumprir essa meta o Brasil deve chegar a 4,4%, o que é muito provável, já que reduziu de 9,9%, em 1990, para 5,7% em 2003, segundo o informe de monitoramento dos ODM realizado pelo Ipea.
A pobreza extrema deveria ser em 2015 no máximo de 15,6% e a total de 33,1% da população peruana. Em 2004, as proporções eram, respectivamente, de 19,2% e 51,6%, segundo dados da Pesquisa Nacional Residencial do Instituto Nacional de Estatísticas e Informática. A superação da pobreza é lenta e em algumas regiões do país registra paralisação. Não houve mudanças significativas em zonas andinas ou amazônicas, como Huánuco, onde a pobreza chegava a 77,6% dos habitantes, segundo a pesquisa de 2004 do Instituto Nacional de Estatísticas.
Os esforços também são sentidos em alguns países centro-americanos. El Salvador conseguiu grandes avanços em termos percentuais, cerca de 20%, no primeiro ODM, mas as diferenças de critérios metodológicos para medir a pobreza no país colocam em dúvida a dimensão dos progressos. Segundo a Direção Nacional de Estatística e Censos, responsável pelo primeiro informe sobre avanços dos ODM (2004), a população com renda inferior a um dólar por dia em 1991 era de 57,8%, caindo para 38,9% em 2002, o que significa que nesse ano estava a 10 pontos percentuais de alcançar a meta de 28,9% até 2015.
PORTAL ODM
Os brasileiros dispõem de uma ferramenta para acessar informações sobre as taxas de mortalidade infantil, saúde das gestantes, entre outros aspectos, dos 5.564 municípios do País. Os dados estão contidos no Portal dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), lançado em janeiro deste ano durante o Fórum Social Mundial de Belém. O site é o primeiro a reunir dados do Brasil com foco nas metas socioeconômicas que os países da Organização das Nações Unidas (ONU) se comprometeram a atingir até 2015.
Os projetos do UniGente são desenvolvidos com foco nos ODM. Além disso, o instituto estimula empresas paraibanas a contribuírem para as metas. Exemplo disso é o Prêmio Paraíba Abraça ODM, uma versão estadual do Prêmio ODM Brasil que tem a finalidade de premiar iniciativas voltadas para o cumprimento dos Objetivos do Milênio.
LEIA TAMBÉM:
Pesquisa revela que os brasileiros conhecem Objetivos do Milênio da ONU
Instituto UniGente desenvolve projetos baseados nos Objetivos do Milênio