O Brasil é o segundo país no mundo em número de transplantes, perdendo apenas para os Estados Unidos. Ainda assim, o número de doações de órgãos são bem menores que os desejados, já que mais de 70 mil brasileiros estão cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes (SNT) esperando por um transplante.
Para se ter uma ideia, o número de pessoas que esperam pelo procedimento no País é maior que o total de transplantes realizados em todo o mundo no ano de 2007, quando foram realizados aproximadamente 65 mil transplantes.
O tema ainda pouco debatido pela população e profissionais de saúde será abordado durante o I Simpósio de Doação e Transplante de Órgãos do Hospital Unimed JP, que será realizado nos 16 e 17 de abril, no Littoral Hotel, no Cabo Branco.
Durante o evento, renomados especialistas na área de transplante do País abordarão temas como: diagnóstico de morte encefálica, cuidados com o doador, aspectos psicológicos do paciente, transplante de coração, de fígado e de rim, anestesia nos transplantes, Situação dos transplantes no Brasil e na Paraíba, aspectos éticos, critérios de exclusão de potenciais doadores
O evento tem como público-alvo médicos cooperados e estudantes de Medicina. No entanto, as vagas para estudantes já foram preenchidas.
Para médicos cooperados, as inscrições podem ser feitas pela internet, através de um banner na parte superior do portal da Cooperativa. Para acessar, clique aqui.