O neurocirurgião americano Benjamin S. Carson, considerado o maior especialista do mundo em cirurgia para separação de gêmeos siameses, ministrará palestra sobre fé e ciência na abertura do 10º Congresso Brasileiro de Neurocirurgia Pediátrica. O evento será realizado a partir desta quarta-feira (15) até sábado (18), no Hotel Tambaú, e reunirá algumas das mais importantes autoridades da área no mundo.
O evento será iniciado com uma apresentação do Coral da Unimed JP, formado por jovens carentes das comunidades Padre Hildon Bandeira e São Rafael. A abertura oficial do evento será feita pelo presidente do congresso, Christian Diniz, às 19h30. Em seguida, haverá o pronunciamento do presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Sebastião Gusmão. A palestra de abertura do neurocirurgião americano Bem Carson dará continuidade à programação deste dia e será realizada às 20h20. Por último, os congressistas se confraternização em um coquetel.
Na quinta-feira (16), o evento terá continuidade com diversas palestras sobre o tema do evento, Entre os assuntos que vão ser abordados no congresso, estão: \"Mielomenigocele: Cirurgia intrautero\"; \"Tumores: Tecnologia top min\"; \"Craniostenose tardia: Por que operar?\"; \"Novas técnicas Cirúrgicas\", e \"novidades em tumores cerebrais\".
O congresso é voltado para neurocirurgiões, neurologistas, pediatras, médicos residentes, estudantes de graduação em Medicina, além de profissionais das áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia. Ele é promovido pela Sociedade Brasileira de Neurocirurgia Pediátrica e conta com o apoio da Unimed João Pessoa.
Simultaneamente ao congresso, será realizado o 1º Joint Meeting com as Sociedades Japonesa e Mexicana de Neurocirurgia Pediátrica e o 1º Congresso Norte-Nordeste de Neurologia Pediátrica.
NEUROCIRURGIÃO AMERICANO
Diretor do Departamento de Neurocirurgia Pediátrica do Hospital Johns Hopkins, na cidade americana de Baltimore, Ben Carson, como é conhecido o médico, recebeu em 2008 a Medalha Presidencial da Liberdade, concedida pelo então presidente dos Estados Unidos, George W. Bush. Este mês, ganhará mais uma homenagem. No dia 17, receberá o título \"honoris causa\" pela Universidade de Connecticut.
O respeito conquistado na medicina já ultrapassou para outras áreas. Ben Carson é cotado como possível candidato à sucessão do presidente Barack Obama, em 2016. A trajetória do neurocirurgião, que teve uma infância pobre, já virou filme. Em \"Mãos talentosas: A história de Ben Carson\", de 2009, ele é interpretado pelo ator Cuba Golding Jr.