Notícias

Barulhos considerados "comuns" podem comprometer a audição

Publicada em 13/02/2008 às 12h31

Ruídos do trânsito, música em volume excessivo, som da televisão alto. Apesar de serem considerados “comuns”, estes barulhos já incorporados ao nosso cotidiano podem comprometer a audição. O problema atinge, principalmente, as pessoas que moram nos grandes centros.

Nos grandes centros, o limite máximo de decibéis permitido é de 55 durante o dia e 50 à noite. Medições já realizadas nessas cidades, no entanto, mostraram índices cima de 90 decibéis, já no limite do conforto. Para se ter idéia, a terceira poluição mais freqüente no mundo é a sonora.

De acordo com especialistas, basta uma exposição por quatro horas diárias nesse nível para que a audição seja afetada. Na maioria dos casos, a pessoa só descobre que sofre de um problema quando a perda de audição já se encontra em estágio grave. Daí a importância da prevenção.

A solução para quem mora nas grandes cidades é se livrar da exposição aos locais barulhentos o máximo que puder. Utilizar materiais isolantes nas paredes e vidros de janelas de casa pode ser uma alternativa. Já para quem trabalha sob barulho intenso recomenda-se o uso de protetores nos ouvidos.

Além disso, tenha cuidado: ouvir música em casa, no carro ou em MP3 em um volume não tão alto também pode ajudar a prevenir problemas futuros.

(Com informações da Unimed Brasil)