Aumentar a segurança na realização dos procedimentos e garantir que tudo transcorra com tranquilidade. Com esses objetivos, a solicitação de autorização para realização de cirurgias eletivas deve ser feita com antecedência. Isso possibilitará que a Unimed JP adote todas as providências necessárias, garantindo a satisfação do cliente.
A maioria dos exames e procedimentos é autorizada no momento em que o médico faz a solicitação, no próprio consultório, sem a necessidade de deslocamento até o atendimento presencial, na sede da Cooperativa. Algumas cirurgias, no entanto, precisam de uma análise mais detalhada por serem de alta complexidade e exigirem materiais específicos. Nesse caso, a operadora tem um prazo de até 21 dias úteis para avaliação e autorização, conforme estabelece a Resolução Normativa 259, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
A Unimed JP reforça que o médico só deve agendar a cirurgia quando o cliente tiver com a guia de solicitação de internação devidamente autorizada pela operadora. Muitas vezes, o procedimento é marcado para uma determinada data sem a autorização estar confirmada. Essa conduta pode gerar transtornos, já que a Cooperativa precisará de tempo para avaliar o procedimento e tomar as providências devidas, principalmente em caso de utilização de órteses, próteses e materiais especiais.
Vale ressaltar que, em situação de urgência e emergência, o atendimento será imediato. O paciente será encaminhado diretamente ao hospital ou clínica, e só depois serão tomadas as providências em relação à autorização.
CONDIÇÕES INDISPENSÁVEIS
É importante que o cliente fique atento ao prazo de até 21 dias e entenda que, se não cumpri-lo, como estabelece a ANS, poderá não fazer o procedimento na data planejada. Por isso, assim que tiver a certeza de que irá se submeter a cirurgia que implique em utilização de órteses, próteses e materiais especiais, deve se dirigir ao atendimento presencial para dar entrada no pedido de autorização.
No local, de posse de todos os exames, passará pela auditória médica, que encaminhará o pedido para avaliação e autorização junto aos setores competentes. Assim que for autorizado o procedimento, o cliente será avisado e pegará a guia, que deverá ser levada ao hospital ou clínica no dia da internação.