A audiência pública realizada para discutir a substituição de sacolas plásticas por outras feitas com materiais reutilizáveis reuniu, terça-feira à tarde (29), autoridades paraibanas na Câmara Municipal de João Pessoa. A finalidade foi discutir projeto de lei que dispõe sobre o assunto, de autoria da vereadora Paula Frassinete (PSB). O Instituto UniGente foi convidado para participar do debate.
A audiência faz parte da programação da campanha “Preserve a Natureza, Não Use Sacola de Plástico!”, que a Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan), o UniGente e o Ministério Público Estadual (MPE) - através do 1º Centro de Apoio Operacional às Curadorias (Caop) - promoverão durante todo o mês de maio. O objetivo é conscientizar a população de João Pessoa para os malefícios que as sacolas de plástico causam ao meio ambiente.
A Mesa da audiência foi composta pela vereadora Paula Frassinete; pelo secretário do Meio Ambiente da Capital, Antônio Augusto Almeida; pela coordenadora do Instituto UniGente, Núbia Gonçalves; pelo assessor jurídico da Procuradoria-Geral do Município, Ricardo Moreira; pelo representante do Ministério Público, Hamilton Neves; e pela assessora da Ouvidoria Pública da Assembléia Legislativa, Arlenilde de Aguiar.
Na abertura da audiência, a vereadora Paula Frassinete reforçou a necessidade de medidas imediatas para tentar barrar a destruição do meio ambiente. “De antemão, afirmo que é preciso fazer alguma coisa para tornar o nosso meio ambiente mais saudável”, declarou.
Em seguida, Hamilton Neves apresentou alguns dados que mostram porque é necessária a substituição das sacolas de plástico. “Cada pessoa de uma família consome mil sacolas plásticas por ano. Se passar a usar sacos recicláveis, haverá uma redução de 50% desses materiais tóxicos”, afirmou. Em seu pronunciamento, Núbia Gonçalves pediu mais apoio de empresas para o fortalecimentos das ações e distribuiu folders e cartilhas sobre preservação ambiental e coleta seletiva.
PLANTE UMA VIDA
Além da campanha “Preserve a Natureza, Não Use Sacola de Plástico!”, o Instituto UniGente colocará em prática o projeto “Plante uma Vida”, que entregará uma muda de planta aos pais das crianças que nascerem no Hospital Unimed JP e na rede credenciada. A ação, que será realizada durante a Semana do Meio Ambiente, de 2 a 6 de junho, ajudará na preservação do verde da Capital.