A criança autista tem dificuldade em se relacionar com outros indivíduos, mantém-se distante, evita o contato visual, demonstra falta de interesse pelas pessoas. Em 50% dos casos, o interesse social se desenvolve com o tempo. A síndrome manifesta-se antes dos três anos de idade.
Diagnóstico, tratamento do autismo entre outras informações sobre a síndrome serão abordados em João Pessoa nesta sexta-feira (8) em palestra gratuita, ministrada por um dos mais renomados especialistas da área no país, o neurologista José Salomão Schwartzman. O evento será realizado às 19h30, no auditório do Shopping Sebrae, no Bairro dos Estados.
O público-alvo são médicos cooperados, profissionais da área da educação e parentes de pessoas com autismo. O evento é promovido pela Associação “Espaço Terapêutico Mundo Autista” e tem o apoio da Unimed JP. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3042- 0844 e 8893- 0241.
TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO
O autismo faz parte dos chamados Transtornos Globais do Desenvolvimento que afetam cerca de 1 em cada 160 pessoas.
A síndrome é caracterizada por alterações presentes em idades bastante precoces e que se manifestam, sempre, por desvios nas áreas da relação interpessoal, linguagem/comunicação e comportamento.
O autismo é diagnosticado clinicamente, através de entrevista e histórico do paciente. Não há testes laboratoriais ou de imagem que possam diagnosticar a doença. Testes e exames são realizados com a finalidade de descartar outras doenças que se assemelham ao autismo. Quanto mais cedo se inicia o tratamento, melhor é o resultado.