Na última sexta-feira (18), médicos auditores e funcionários de enfermagem do sistema Unimed na Paraíba assistiram à abertura do Seminário de Apresentação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME), promovido pela Unimed Federação Paraíba. O evento foi realizado no Centro de Estudos do Hospital Unimed JP.
Antes da palestra, o presidente da Unimed Federação Paraíba, Aucélio Gusmão, disse que um dos grandes problemas que envolve a área de saúde no mundo inteiro é saber lidar com o processo de compras. "Comprar bem, escolher aquilo que é necessário, optando pelo o que é melhor para o paciente, sem com isso provocar custos desnecessários", disse o presidente.
Neste primeiro dia de debates, o tema discutido pelo palestrante Gustavo Meirelles foi OPME em Craniotomias. O consultor de empresas de saúde, perito médico e diretor do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio (Iaserj) mostrou aos médicos da Unimed como deve- se proceder em alguns casos específicos de neurocirurgias. Ele tirou dúvidas dos participantes, possibilitando uma reciclagem dos profissionais.
O Secretário de Planejamento e Ações Médicas da Unimed João Pessoa (Seplam), Guido Gadelha, disse que os ensinamentos obtidos no Seminário podem ajudar a estabelecer uma normatização de procedimentos dentro das Unimeds da Paraíba. "Nossa intenção é melhorar o entendimento entre auditores e neurocirurgiões, para que a gente possa trabalhar melhor", afirmou.
Na avaliação da médica auditora da Unimed Sousa, Tânia Estrela, o Seminário ajudou a esclarecer algumas dúvidas. "A discussão também foi útil para conhecer o que se está utilizando de mais seguro em materiais de neurocirurgia. O Seminário veio somar conhecimentos em uma área muito delicada, com muitas particularidades como é a neurocirurgia", disse.
Neste sábado (19), último dia do Seminário, será discutido OPME em Embolizações Endovasculares Cerebrais, OPME em Cirurgias da Coluna e OPME em Nucleoplastia.