O que precisa mudar no Brasil para sua vida melhorar de verdade? Essa única pergunta gerou uma série de discussões durante a audiência pública, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e realizada na última segunda-feira (15), em João Pessoa, no auditório do Shopping Sebrae. Representantes de instituições públicas, de Ongs, e pessoas da sociedade civil responderam essa questão e alguns expuseram publicamente suas opiniões.
De acordo com coordenador nacional do Relatório de Desenvolvimento Humano 2009/2010, Flávio Comim, a partir da opinião de pessoas que de vários segmentos da sociedade será definido o tema do próximo relatório de Desenvolvimento Humano 2009 e 2010.
Essa é a primeira vez no mundo que um relatório nesta área é feito a partir de discussões da população. Segundo Comim, nos outros anos o tema do relatório era escolhido pela ONU “Queremos estar mais próximos da sociedade civil organizada, e queremos fazer um documento com base na opinião das pessoas. Que seja feito pelo povo e para ele”, afirmou.
Em João Pessoa, a questão educação esteve presente em várias respostas de pessoas de diferentes áreas. Para José Feitosa, presidente das Federações das Cooperativas de Crédito da Paraíba, investimentos nesta área resolveriam vários outros problemas, como distribuição de renda, desemprego, entre outros.
As respostas colhidas durante as audiências públicas realizadas em várias regiões do país serão compiladas e a partir daí voltarão para discussão com a população.
A audiência pública de João Pessoa foi realizada pela ONU, Pnud, instituto UniGente e contou com o apoio do Sebrae-PB, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e empresa São Braz.
AUTORIDADES PRESENTES
A audiência pública de João Pessoa contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas da Paraíba. Marcaram presença no evento, o curador do consumidor, Glauberto Bezerra, representando o Ministério Público; o presidente das Federações das Cooperativas de Crédito da Paraíba, José Feitosa; representante da comunidade africana na Paraíba, Nico Bola; o secretário de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Humano da Unimed JP, André Pacelli; a supervisora do instituto UniGente, Núbia Gonçalves, o membro do conselho diretor do UniGente, Tatiana Fragoso; representante do Conselho Regional de Economia da Paraíba, Corecon-Pb, Rafael Bernardino, entre outros.