Estudantes, empresários e representantes do poder público participaram, ontem (15), da abertura oficial do Global Forum América Latina – Call for Action Nordeste. A cerimônia foi realizada às 20h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, na Capital, e foi liderada pelo presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha.
Além dele, compuseram a mesa de honra o governador da Paraíba, José Targino Maranhão; o vice-prefeito de João Pessoa, José Luciano Agra de Oliveira, representando o prefeito Ricardo Coutinho; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Edvaldo de Andrade; o presidente da Federação das Indústrias do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures; e o vice-reitor da Universidade Federal da Paraíba, Luís Renato Poente, representando o reitor Rômulo Polari. O presidente da Unimed JP, do Instituto UniGente e diretor de Marketing e Desenvolvimento e Responsabilidade Social da Unimed Brasil, Aucélio Gusmão, finalizou a formação da mesa, representando todas as empresas que se destacam nacionalmente com ações socialmente responsáveis.
Antes dos pronunciamentos, os participantes acompanharam o Hino Nacional e a apresentação do Quinteto Uirapuru e da cantora lírica Ana Gouveia. Em seguida, o presidente da Fiep-PB, Francisco de Assis, deu as boas vindas a todos. “Sejam todos benvindos a João Pessoa, cidade emblemática no contexto do Global Forum, onde o Sol nasce primeiro e o verde impera”. E complementou: “tenho certeza de que todos os atores dessa discussão irão buscar um desenho mais bonito e mais justo para o mundo”.
Em seu discurso, Rodrigo da Rocha, afirmou que a iniciativa ganhará muito com a essa discussão em João Pessoa. “É uma das cidades mais importantes do Planeta, que vai indicar um caminho a ser seguido pelo movimento”, disse.
“É preciso fazer alguma coisa para salvar o Planeta e tem que ser feito já. Não é mais possível cruzar os braços e esperar que o mundo se ajeite sozinho”, alertou o vice-prefeito da Capital.
O governador, José Maranhão finalizou os pronunciamentos chamando os participantes para a discussão. “Não foi a toa que João Pessoa foi escolhida para sediar um dos eventos mais importantes do mundo. O Global Forum está aqui porque nós somos empenhados e receptivos a novas descobertas”.
Até esta sexta-feira, término do evento, várias atividades estão programadas. Entre elas, a apresentação da palestra “Byconsulting - No contexto de crise e ameaça ao desenvolvimento sustentável: Desafio da aprendizagem organizacional”, ministrada pelo PhD Bauback Yeganel; além de investigações apreciativas e mesas-redondas.
|
|
Rodrigo da Rocha, presidente da Fiep Paraná e vice-presidente da CNI; e o presidente Aucélio Melo de Gusmão |
Presidente Aucélio Melo de Gusmão; Ilma Barros, consultora do Banco Mundial e facilitadora da metodologia do Global Forum; e Cláudio Emmanuel, diretor da Unimed Corretora |
|
|
Vilma Gusmão, voluntária do UniGente; presidente Aucélio Gusmão; Margaritha Bosch, coordenadora geral do Global Forun; Ronald Fry, professor da Case Western Reserve University |
Detalhes dos projetos do Instituto UniGente podem ser conhecidos no estande montado no segundo andar da Estação Ciência |
RECONHECIMENTO
Durante o coquetel servido após a cerimônia de abertura, o presidente Aucélio Gusmão afirmou estar feliz com a repercussão, no Global Forum, das atividades socialmente responsáveis da Cooperativa e do UniGente. “O nosso esforço em proporcionar uma vida com mais qualidade para a população pessoense está sendo reconhecido aqui e isso nos deixa ainda mais motivados em investir nessas ações sociais”, contou.
Os projetos podem ser conhecidos em detalhes no estande do Instituto UniGente, montado no segundo andar da Estação Ciência. No local, também será possível verificar pressão arterial e glicemia e obter informações sobre saúde e qualidade de vida.
O Global Forum Nordeste – Call for Action é uma iniciativa da Federação das Indústrias da Paraíba (FIEP), realizado pela Universidade Corporativa da Indústria (UCIP) em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento de dimensão histórica é patrocinado pelo SESI Nacional, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste (BNB), Sebrae, Unimed João Pessoa, Instituto Unigente e Instituto Alpargatas.
HISTÓRICO
O Global Fórum foi realizado pela primeira vez em 2004, em Nova Iorque, quando 500 líderes mundiais reuniram-se na sede da Organização das Nações Unidas para a construção do Plano de Desenvolvimento do Global Compact. O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi um dos palestrantes.
O mesmo evento foi realizado em 2006 em Cleveland reunindo 400 líderes empresariais e representantes do mundo acadêmico de 40 países, além de mil participantes via internet, para a identificação de áreas de cooperação entre o mundo empresarial e o acadêmico. Nesse encontro, surgiu a proposta de que o Global Fórum tivesse novas edições, desta vez em caráter regional, e o Brasil foi indicado para sediar o primeiro Global Forum América Latina, que aconteceu em junho de 2008 na cidade de Curitiba (PR).
PROGRAMAÇÃO
Quinta-feira, 16 de abril
7h30 - Credenciamento
8h30 - Boas-vindas do presidente da Fiep/PB, Francisco Gadelha
8h45 - Palestra com Ricardo Young – Uniethos
9h15 - Introdução ao Dia e ao Processo de Investigação Apreciativa - Ronald Fry (PhD) e Ilma Barros (PhD)
10h - Descoberta: Investigação Apreciativa
11h - Descobrindo os ativos na sala
11h30 - Relatórios
11h45 - Descobrindo Fatores de Sucesso para a parceria cruzada.
12h30 - Relatórios
13h - Almoço
14h - Palestrante - Bauback Yeganel (PhD) – “Byconsulting - No contexto de crise e ameaça ao desenvolvimento sustentável: Desafio da aprendizagem organizacional”
15h – Descoberta: Investigação Apreciativa
15h45 - Intervalo
16h – Descoberta: Investigação Apreciativa
17h - Audiovisual e Encerramento
Sexta-feira, 17 de abril
8h30 - Abertura e estrutura do dia – Ronald Fry
8h40 - Palestra com Alexandra Reschke – “Educar e sensibilizar para a preservação do patrimônio de todos”
9h20 - Sonho: Imagens do Futuro Preferido
10h30 - Intervalo
11h30 - Apresentação das Imagens do Futuro Ideal
12h30 - Mesas desenvolvem idéias “acionáveis”
14h - Palestra com Augusto de Franco – “Redes Sociais: Tudo que é sustentável tem o padrão de rede”
14h30 - Do Sonho ao Desenho: Construindo o Mapa de Oportunidade – votação por pontos
15h - Intervalo
15h30 - Desenho – esboço da Declaração de Aspirações.
16h30 - Compartilhamento do esboço da Declaração de Aspirações
16h50 - Revisão das Aspirações.
17h30 - Compartilhamento das Declarações de Aspirações.
18h - Chamado à ação
18h30 - Próximos passos e encerramento