O presidente da Unimed João Pessoa, Aucélio Melo de Gusmão, tomará posse nesta sexta-feira (29) na Academia Paraibana de Medicina (APMED). Esta será apenas mais uma conquista em uma trajetória profissional que inclui quase quatro décadas de dedicação à medicina, ao cooperativismo e à responsabilidade social, entre outras atividades.
Nascido em Alagoa Grande, interior da Paraíba, Aucélio Gusmão formou-se em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e optou por seguir a especialidade de anestesiologia. Ele é um dos fundadores da Cooperativa de Anestesiologia do Estado da Paraíba (Coopanest-PB).
O currículo inclui, ainda, dedicação durante dez anos à Previdência Social, mais dez ao trabalho como anestesiologista do antigo Pronto-Socorro Municipal de João Pessoa e à chefia da equipe de anestesiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB. Também é sócio-benemérito da Associação Médica da Paraíba (AMPB).
Com vasta experiência em palestras sobre cooperativismo, marketing e mercado, Aucélio Gusmão é colunista do Jornal da Paraíba e de diversos portais. Ele tem dois livros publicados - “O tempo e a vida” e “Leituras do meu tempo” –, que reúnem coletâneas dos artigos publicados na imprensa.
Atualmente, além da Unimed João Pessoa, ele preside o Instituto UniGente e a Unimed Federação Paraíba e é diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil.
Como reconhecimento por todo esse trabalho desenvolvido, Aucélio Gusmão recebeu o título de Cidadão Pessoense, de Cidadão Cabedelense e de Cidadão Cajazeirense. Também já recebeu homenagens da Assembleia Legislativa da Paraíba (medalha Epitácio Pessoa), Câmara Municipal de João Pessoa (medalha de Honra ao Mérito Legislativo Senador Humberto Lucena) e Câmara Municipal de Alagoa Grande (comenda Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Melo).
CONTRIBUIÇÃO À MEDICINA
A solenidade de posse de Aucélio Gusmão na APMED será às 20 horas desta sexta-feira (29), no auditório Professor Antônio Dias dos Santos, do Conselho Regional de Medicina (CRM-PB), no Centro de João Pessoa. Eleito por unanimidade, ele vai ocupar a cadeira de número 23, antes ocupada pelo acadêmico fundador titular, Jackson Derville Araruna, e cujo patrono é o médico José Janduhy Carneiro.
Como membro da APMED, Aucélio Gusmão participará de reuniões científico-culturais mensais, com professores e médicos convidados, locais ou de outros centros brasileiros. Nestes encontros, serão discutidas formas de contribuir para o desenvolvimento e progresso da medicina, incentivar o aprimoramento da cultura médica, do exercício profissional e do ensino médico, além de buscar a solução de problemas relacionados à área da saúde.