O presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, vai receber no dia 4 de dezembro a medalha Epitácio Pessoa, a mais alta honraria concedida pela Assembléia Legislativa da Paraíba. A solenidade será realizada às 16 horas, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), no Centro da Capital.
A propositura foi feita pelo deputado Gervásio Maia (PMDB). De acordo com ele, a homenagem se deve aos “aos relevantes serviços prestados por Aucélio Gusmão à Paraíba, como médico e dirigente da Unimed”.
TRAJETÓRIA
Aucélio Melo de Gusmão nasceu em Alagoa Grande, na Paraíba. Formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ele atua há mais de 35 anos como anestesiologista e, paralelamente, sempre se destacou no incentivo à prática cooperativista na Paraíba e no País.
Além de quatro gestões como presidente da Unimed JP, ele foi um dos fundadores da Cooperativa de Anestesiologia do Estado da Paraíba (Coopanest-PB). O currículo inclui, ainda, dedicação durante dez anos à Previdência Social, mais dez ao trabalho como anestesiologista do antigo Pronto-Socorro Municipal de João Pessoa e à chefia da equipe de anestesiologia do Hospital Universitário Lauro Wanderley, da UFPB.
Em julho deste ano, Aucélio Gusmão lançou o primeiro livro de sua autoria. “O tempo e a vida” reúne 104 crônicas escritas em linguagem direta e de fácil compreensão que demonstram como atitudes, comportamentos e posturas diante da vida podem ser revisados, aprendidos e aplicados no dia-a-dia. A obra é uma coletânea de texto que o médico publica semanalmente no Jornal da Paraíba e em portais de notícias de João Pessoa.