O presidente da Unimed JP e do Instituto UniGente, Aucélio Melo de Gusmão, participou na última terça-feira (8) da entrega do Prêmio Brasil Paraolímpico, realizado no Rio de Janeiro.
Na ocasião, Aucélio Gusmão, também secretário Executivo do Movimento Nós Podemos Paraíba, reiterou o convite de embaixador dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM) ao nadador Kaio Márcio, que assumirá o posto juntamente com a corredora Pretinha.
Uma das missões importantes dos novos embaixadores é auxiliar na disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), oito metas estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que devem ser alcançadas até 2015.
Com transmissão pelo canal Sportv, o evento teve votação aberta aos internautas pelo site do Instituto Superar, organizador da premiação. Daniel Dias (foto ao lado) ganhou como melhor atleta masculino; Josiane Lima, como melhor feminino; Jonatan de Souza conquistou o troféu de revelação masculino, e Viviane Soares, a mesma categoria, no feminino. O prêmio de melhor atleta-guia foi para Jorge Luis Silva, o "Chocolate", que guia a atleta Terezinha Guilhermina, patrocinados pela Unimed Brasil, da qual Aucélio Gusmão é coordenador de Marketing e Desenvolvimento.
O QUE SÃO OS ODM
Os Objetivos do Milênio foram definidos durante reunião da Cúpula do Milênio, realizada em Nova Iorque em 2000, quando líderes de 189 nações oficializaram um pacto para tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015.
O sucesso deste compromisso será possível pela adoção de oito iniciativas, conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio:
1. Acabar com a extrema pobreza e a fome;
2. Educação básica de qualidade para todos.
3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres;
4. Reduzir a mortalidade infantil;
5. Melhorar a saúde das gestantes;
6. Combater o HIV/Aids, a malária e outras doenças;
7. Garantir a sustentabilidade ambiental;
8. Estabelecer parcerias para o desenvolvimento.