As mudanças vivenciadas pela sociedade na era do conhecimento, as interferências sofridas no segmento de saúde suplementar e a realidade do médico cooperado. Estes foram alguns dos pontos abordados pelo presidente da Unimed João Pessoa e diretor de Marketing e Desenvolvimento da Unimed do Brasil, Aucélio Melo de Gusmão, na abertura da 40ª Convenção Nacional Unimed.
O evento foi realizado de quarta-feira (21) a sábado (25) da semana passada, em Goiânia, Goiás. Aucélio Gusmão foi o primeiro a discursar na abertura oficial da Convenção. Ele compôs a mesa de abertura ao lado de autoridades como o presidente da Unimed do Brasil, Eudes Freitas de Aquino.
O auditório do Centro de Convenções de Goiânia estava lotado com a presença de dirigentes e médicos cooperados da Unimed, além de autoridades políticas, cooperativistas e da área da saúde de todo o Brasil. Nos quatro dias, o evento teve mais de 1,2 mil inscritos. Clique aqui para saber mais sobre a Convenção.
RENOVAÇÃO
O presidente Aucélio Gusmão ressaltou que a sociedade do conhecimento exige renovações sucessivas. Ele disse que é preciso estar aberto às inovações e a aprender o máximo possível. “A dificuldade não reside nas novas ideias, mas em escapar das velhas”, disse, citando o economista inglês John Maynard Keynes.
Sobre o cooperativismo médico, Aucélio Gusmão lembrou que o trabalho e a maneira de enxergá-lo merecem uma consideração especial dentro deste contexto. “O mercado tem suas realidades, que precisam ser respeitadas”, afirmou.
No discurso, o presidente Aucélio Gusmão também citou as perdas que os médicos cooperados vêm sofrendo por causa de fatores externos que repercutem internamente. Mas, em vez de acomodação, é preciso preparo. “Busquemos o aperfeiçoamento, protagonizando os bons e inteligentes debates, na certeza de que o duradouro não é o que resiste ao tempo, mas o que sabiamente muda com ele”, afirmou o presidente.
TEXTO NA ÍNTEGRA
Clique aqui para ler, na íntegra, o discurso proferido por Aucélio Gusmão na abertura da 40ª Convenção Nacional Unimed.