O presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão, destacou em seu artigo semanal a diferença entre qualidade de vida e padrão de vida.
Segundo ele, qualidade de vida significa alegria, satisfação no viver, desfrute. O padrão de vida expressa ganhos materiais, viabilizados, na maioria das vezes, por excesso de trabalho, consumo de tempo, acumulação de renda e posses.
“Entendemos o ganhar a vida como suprir condições fundamentais, acessar a modernidade, ter tempo para viver, fazendo-se o que se gosta, quando se desejar, sem amarras nem submetidos a um balizamento massacrante, chamado disponibilidade de tempo”, explica no artigo.
No texto, Aucélio Gusmão, cita o livro “Reengenharia do Tempo”, da escritora e jornalista Rosiska Oliveira, em que a autora afirma que antes ganhávamos a vida com o trabalho. Hoje, com a sociedade moderna, de competição desenfreada, mudou substancialmente a sentença, fazendo com que o trabalho ganhe nossas vidas.
De acordo com o presidente, o trabalho assumiu suas personalidades, transformando-se em sua única distração, no seu lazer, perdendo francamente a característica laborativa.
O artigo do presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, que esta semana tem como título “O tempo e a vida” está disponível no Portal Unimed JP e pode ser conferido, clicando aqui.
Publicado no Jornal da Paraíba todos os sábados, na página cinco do primeiro caderno, o artigo de Aucélio Melo de Gusmão também pode ser acessado nos principais portais da capital.