• Início
  • Notícias
  • Aucélio Gusmão analisa a relação entre democracia, liberdade e cidadania

Notícias

Aucélio Gusmão analisa a relação entre democracia, liberdade e cidadania

Publicada em 09/02/2009 às 09h33

Na coluna desta semana, intitulada “Sublimação da democracia”, o presidente da Unimed JP, Aucélio Melo de Gusmão analisa a relação entre democracia, liberdade e cidadania. Segundo ele, democracia se confunde com liberdade, por garantir direito à livre manifestação, enquanto “ser cidadão” é ter todos esses direitos garantidos. “Ser cidadão é também participar do destino da sociedade, votar e ser votado, ter direitos políticos, capacidade de dizer ou não dizer assegurados”, complementou.

Entretanto, para que a cidadania aconteça de maneira justa, é preciso que esse tripé esteja sempre em equilíbrio. “Claudicando a razão, a lei não garantindo, há uma exposição significativa das pessoas, a cidadania desaparece, o cidadão deixa de ser sujeito e passa a ser objeto de manobra do pensamento dominante”, alertou Aucélio Gusmão.

“Neste sentido, pode-se afirmar numa visão mais ampla que cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia. Direitos políticos, momento de dizer sim ou não, votar e ser votado, escolha de caminhos e opções, para si ou para o conjunto da sociedade”, enfatizou Aucélio Gusmão, antes de concluir: “a liberdade não se concede, se conquista. Uma vez conquistada, use-a adequadamente e pensem como um estadista americano pensou: ela por si só é a própria recompensa”.

Para conferir o artigo na íntegra basta acessar a seção “Espaço da Saúde”, na parte direita/inferior do Portal Unimed JP, ou CLICAR AQUI. A coluna também pode ser lida no Jornal da Paraíba aos sábados, na página seis do primeiro caderno, e nos portais de notícias Virgulino, Bip, PB News, Paraíba em Notícia, Tony Show, O Bê-a-Bá do Sertão e Paraíba.