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Aucélio Gusmão afirma que empresas líderes precisam ouvir seus clientes

Publicada em 10/11/2008 às 14h44

Nos anos 80, uma estratégia mal planejada quase provocou a quebra de uma das maiores corporações mundiais e a líder do mercado de bebidas, a Coca-Cola. O erro, segundo o presidente da Unimed JP, Aucélio Gusmão, poderia ser evitado se os diretores da empresa ouvissem seus clientes e dessem importância às suas opiniões.

O case foi utilizado por Aucélio Gusmão em seu artigo semanal, publicado no Espaço da Saúde, no Portal Unimed JP, para mostrar que a liderança só é atingida com sabedoria. “A história universal mostra que, nas organizações, líderes se impuseram com sabedoria, moderação, prudência e bastante paciência, tal qual na guerra, procurando desgastar o contendor que enfrentá-lo abertamente, autêntica tática de guerrilha”, alertou.

Segundo ele, a paciência é uma característica necessária a qualquer gestor que deseja transformar sua organização em líder de mercado. “A paciência é a mais heróica das virtudes, justamente por não trazer consigo nada de heroísmo. Atentem bem: o que vale possuir, vale a pena esperar”, enfatizou antes de concluir: “nunca deixem de ouvir seus clientes. Nos dias atuais, eles decidem, inclusive, sua permanência no mercado”.

Para conferir o artigo na íntegra basta acessar a seção “Espaço da Saúde”, na parte direita/inferior do Portal Unimed JP, ou CLICAR AQUI. A coluna também pode ser lida no Jornal da Paraíba aos domingos, na página seis do primeiro caderno, e nos principais portais de notícias locais.