A Hipertensão Arterial é um problema que atinge de 20 a 25% da população brasileira, podendo chegar a 50% nas faixas etárias mais avançadas. É uma doença silenciosa que não tem cura e que pode ocasionar diversos problemas de saúde, inclusive, levar o paciente à morte.
Para alertar sobre o problema, o dia 26 de abril é conhecido como o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial. Diversas ações em todo o país deverão chamar atenção para a doença, que diagnosticada a tempo pode ser controlada. Na Paraíba, a Sociedade Brasileira de Cardiologia, Regional Paraíba, estará promovendo dois eventos.
Na próxima quinta-feira (24), será realizada uma palestra sobre o tema para o público em geral, às 19h30, no auditório do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM- PB), no Centro da Capital. As inscrições estão sendo feitas através do telefone 3241-57 87.
No Busto de Tamandaré, no próximo sábado (26), médicos cardiologista estarão disponíveis para aferir pressão arterial das pessoas que estiverem passando pelo local, das 6h às 8 horas, e esclarecendo dúvidas da polulação.
CUIDADO PERMANENTE
A hipertensão arterial é uma doença que não se cura, mas é controlável. A pessoa portadora de pressão alta, como é conhecida pela população, deve ser submetida à terapêutica específica e cuidado permanente, sendo muito importante o diagnóstico precoce. O ideal é verificar a pressão pelo menos a cada 6 meses. A pressão arterial normal está abaixo de 13 por 8,5 mmHg. A faixa de risco está entre 13 por 8,5 e 13,9 por 8,9. Hipertenso é o indivíduo que tenha pressão igual ou acima de 14 por 9 mmHg.