• Início
  • Notícias
  • Atividade física: mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade

Notícias

Atividade física: mais qualidade de vida e bem-estar na terceira idade

Publicada em 17/08/2015 às 07h

Exercícios diários retardam o envelhecimento e ajudam a melhorar a auto-estima Exercícios diários retardam o envelhecimento e ajudam a melhorar a auto-estima

Envelhecer com saúde, qualidade de vida e de forma ativa é o plano de muita gente que já passou dos 60 anos. Essa foi a decisão tomada há muito tempo por Maria Bernadete Guimarães, 66 anos, para ter mais vitalidade e disposição no dia a dia. "Faço hidroginástica, danço terapia e aeróbica", revelou a servidora pública, que deixou o sedentarismo de lado e começou a praticar atividade física regularmente para viver melhor.

"Chegar à terceira idade não é mais um peso como antigamente. Pelo contrário, mesmo aposentada, trabalho todos os dias, viajo e faço minhas atividades físicas. Ou seja, vivo livre de qualquer tipo de dependência", contou Bernadete, que durante umas férias chegou a subiu 230 degraus com muita disposição. A façanha? Ela atribui aos exercícios praticados diariamente.

BENEFÍCIOS

A atividade física regular é extremamente necessária para a promoção da saúde e a qualidade de vida das pessoas, mas para o idoso os benefícios são ainda maiores. "Uma pessoa na terceira idade que tem um estilo de vida ativo, melhora a saúde no geral. Quanto mais movimento, mais saúde", afirmou a educadora física Tereza Aguiar, professora responsável pela ginástica laboral da Unimed João Pessoa.

Os estudos apontam que pessoas na terceira idade praticantes de atividade física procuram menos atendimento médico do que os sedentários. "Depois de certa idade o corpo não é mais o mesmo, por isso, a atividade física melhora o equilíbrio, a velocidade, fortalece os músculos e, principalmente, ajuda a controlar o estresse, eleva a autoestima e evita determinadas doenças", explicou Tereza Aguiar.

A atividade física, aliada a uma boa alimentação e hábitos saudáveis, contribui para retardar o envelhecimento, mas deve ser praticada com cuidado, sempre acompanhada por médico e orientada por educadores físicos, para que possa ser feito um diagnóstico de qual o melhor exercício a ser realizado.

Além dos benefícios à saúde, outro aspecto que garante uma boa qualidade de vida na terceira idade é a convivência em grupo, que faz com que as pessoas tenham uma vida social movimentada, interagindo com gente da mesma idade, diminuindo, assim, a os casos de depressão, muito comum nesse período da vida. Movimentar o corpo na terceira idade é remédio para muitos males e evita doenças como artrite, coração, entre outras.