A prática de atividades físicas diminui em até 50% as chances de uma pessoa desenvolver doenças crônicas como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer. Os dados foram abordados durante o Simpósio sobre Balanço Energético da Série Científica Latino-Americana, realizado em agosto, em São Paulo.
Durante o evento, também foram apresentados dados que mostram que, por outro lado, a falta de atividade física pode reduzir em até 10 anos a expectativa de vida.
O simpósio reuniu mais de 130 especialistas e pesquisadores em nutrição e saúde pública de todo o continente. Eles chegaram à conclusão de que a atividade física é a forma mais eficiente de combater a epidemia da obesidade.
O diretor do Centro Biomédico Pennington de Pesquisa em Nutrição sobre Obesidade, da Universidade do Estado de Louisiana, Eric Ravussin, informou que um dos fatores determinantes no ganho de peso da população, nos últimos anos, tem sido o aumento da ingestão de gordura, e não de carboidratos e açúcares. Isso ocorre porque as gorduras têm um maior impacto no desequilíbrio de energia.
Por isso, é hora de procurar um especialista e começar a se exercitar. E quem já pratica atividade física deve manter esta rotina saudável. Tudo em nome do bem-estar e da qualidade de vida.
Fonte: Abeso