Com a chegada do verão, aumenta a quantidade de casos de conjuntivites e outras doenças infecciosas, devido a uma maior exposição ao sol, praia, piscina, cinemas, entre outros.
“A conjuntiva é a membrana que reveste o globo ocular e as pálpebras e sua inflamação denomina-se conjuntivite”, explica a oftalmologista Janete Machado Montenegro.
Para evitar a conjuntivite a especialista recomenda lavar sempre as mãos e evitar colocá-las sobre os olhos. Segundo ela, a doença caracteriza-se pelo aparecimento de edema palpebral, vermelhidão e secreção.
A médica explica que a conjuntivite bacteriana não tem relação com raça ou idade. “Os agentes mais comuns são o staphilococcus aureus, strepitococcus pneumoniae e hemophillus influenza”, explica.
Segundo Janete Machado, o paciente com conjuntivite bacteriana é orientado a fazer limpeza frequente da secreção com água boricada, usar lágrimas artificiais e compressas para alívio dos sintomas.
A oftalmologista escreveu artigo intitulado “Doenças Oculares mais freqüentes no verão”, para a coluna deste domingo. Para acessar,clique aqui.