Na última terça-feira, dia 21 de junho, teve início a estação mais fria do ano: o inverno. Nesse período do ano ocorre uma maior incidência da proliferação de doenças respiratórias, como resfriado, sinusite e gripe.
O conjunto frio, baixa umidade do ar e poluentes concentrados é o fator facilitador para essas enfermidades se instalarem no organismo.
Se tratadas adequadamente, entretanto, essas doenças não têm maior gravidade, embora tragam grande desconforto. Mas, quando se complicam, podem levar à morte.
Em geral, secreções amareladas ou muito espessas, febre alta, dores fortes na cabeça ou no peito e dificuldades respiratórias indicam a necessidade de tratamento de emergência. Para evitar que isso aconteça, informe-se.
COMO SE PROTEGER
Atitudes simples podem fazer você aproveitar bem o friozinho do inverno sem se pego pelas incômodas doenças da estação. Confira algumas dicas abaixo:
- Beber bastante líquido (mas evitar bebidas alcóolicas)
-Não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória)
- Comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola
- Manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons
- Evitar lugares fechados e pouco arejados
- Evitar fumar e conviver com fumantes
- Secar roupas no sol
- Lavar as mãos com frequência
- A vacinação anual é importante, não causa gripe e evita complicações mais sérias
- Para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança