A infecção hospitalar pode ser adquirida após a hospitalização ou realização de procedimentos ambulatoriais. No entanto, o que muita gente não sabe é que pacientes e acompanhantes podem ajudar a minimizar esse problema com atitudes simples.
Higienizar as mãos, com água e sabão ou álcool em gel a 70%, antes e depois de entrar em contato com o paciente, é uma das principais medidas que ajudam a prevenir esse tipo de problema.
Também é importante evitar que pessoas gripadas ou com outro tipo de infecção visitem pessoas doentes, que já estão com organismo mais debilitado pela recuperação que estão passando.
É desaconselhável a visitação de crianças, que possam estar no período de incubação de doenças virais. Não é recomendável sentar na cama do paciente e levar alimentos ou flores para o ambiente hospitalar, pois isso pode causar o acúmulo de insetos e fungos.
Entre os sintomas mais comuns da infecção hospitalar estão febre, dor no local afetado, alteração de exames laboratoriais e debilidade. Em alguns casos, a manifestação pode ocorrer após 30 dias de alta, desde que esteja relacionada com algum procedimento realizado durante a internação.
EQUIPE CONTRA INFECÇÃO
O Hospital Unimed JP tem uma equipe específica para “lutar” contras as infecções. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) foi criada desde a fundação do Hospital, há quase 11 anos, e é responsável pela elaboração, implementação e supervisão de normas e rotinas técnico-operacionais para controle destes problemas.
Fruto do trabalho desta comissão, é o baixo índice de infecção hospitalar apresentado no Hospital Unimed JP, que varia de 1% a 1,5%. Para se ter uma idéia de quanto relevante é esse índice, segundo o Ministério da Saúde, o índice nacional varia entre 13% e 15%.
Além da equipe do CCIH, o Hospital Unimed JP possui uma estrutura arquitetônica que diminui a proliferação dessas doenças. A instituição foi construída para prevenir e dificultar casos de infecção. Diversos detalhes foram considerados. O transporte de material contaminado, por exemplo, não circula no mesmo local do material limpo, e o sistema de ventilação possui filtros biológicos e configurações técnicas que impedem a circulação de ar contaminado.