Segundo dados divulgados pela Secretaria Estadual de Minas Gerais, apenas 3% das pessoas que buscam os serviços de emergência e urgência no Brasil se enquadram no perfil do público para o qual tais serviços foram criados. Os outros casos poderiam ser resolvidos com especialistas, através de consultas marcadas previamente.
Um dado preocupante, mas que está com os dias contados no Hospital Unimed JP, que a partir do dia 2 de março priorizará o atendimento dos casos mais graves, através do protocolo de Classificação de Riscos. Ou seja, os clientes passarão a ser atendidos no tempo exigido pela gravidade da doença e não mais por ordem de chegada. A iniciativa, além de garantir mais conforto, evitará “congestionamentos” no PA.
A partir desse período, os clientes serão inicialmente atendidos por profissionais, que farão uma avaliação dos sinais vitais (pressão arterial, freqüência cardíaca, respiração, temperatura axilar, saturação de oxigênio e glicemia capilar).
Em seguida, serão classificados em quatro categorias, hierarquizando o atendimento. Aqueles cujo quadro demonstrar sinais de emergência receberão uma pulseira vermelha e terão atendimento imediato. O cliente que receber a pulseira amarela precisará de um atendimento relativamente rápido, com equipamentos e cuidados específicos para manter a vida.
A pulseira verde será inserida em quem necessitar de observação para definição do diagnóstico e internação. A cor azul será destinada aos casos mais simples, que poderiam ser atendidos em outras unidades de saúde de menos complexidade, como consultórios.
A implantação do Programa de Classificação de Riscos faz parte de uma série de ações que estão sendo implementadas no Hospital Unimed JP para obtenção da certificação de Acreditação Hospitalar, que reconhece a implantação de métodos de gestão focados na melhoria da qualidade da assistência nos serviços de saúde.
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