O atendimento realizado em consultório possibilita uma avaliação médica mais detalhada. Isso porque, no consultório, o médico dispõe de mais tempo para avaliar a saúde do paciente do que em um atendimento realizado no serviço de urgência e emergência hospitalar.
No consultório, de acordo com avaliação clínica, o médico solicitará alguns exames que ajudarão a identificar com mais detalhes como anda a saúde do paciente para a partir daí traçar um plano de tratamento, caso seja necessário.
Para atendimento em consultório, o cliente da Unimed JP tem a disposição mais de 1,5 mil médicos, de várias especialidades. A relação dos médicos cooperados pode ser conferida aqui no Portal da Cooperativa, no \"Guia Médico\", que fica localizado na página principal do site, na área \"Serviços on-line.
A busca por médicos pode ser feitas por nome, especialidade ou endereço. No Guia on-line também constam informações sobre a rede credenciada: hospitais, laboratórios e clínicas. (Clique aqui para acessar, se você tem o plano Saúde!. Caso tenha outro tipo de plano, clique aqui).
URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Situações que necessitam de atendimento de urgência e emergência. São esses casos que devem ser encaminhados para serviços de pronto atendimento hospitalar.
O PA só deve ser procurado em caso em que as condições de agravo à saúde impliquem em risco de morte ou sofrimento, exigindo atendimento médico imediato.
Quando alguém procura o PA para casos que não se enquadram em urgência ou emergência pode retardar, por alguns momentos, o atendimento de alguém que, realmente, precise de cuidados imediatos.
COMO IDENTIFICAR
Nem todo corte ou queimadura, por exemplo, é motivo para correr para a emergência de um hospital ou chamar assistência. Isso porque o Pronto Atendimento (PA) hospitalar é destinado para situações de urgência ou emergência. Mas você sabe como identificá-las?
São situações em que o estado de saúde implique em risco de morte ou sofrimento para o paciente. Alguns sinais ajudam a identificar uma situação de urgência e emergência (confira abaixo).
Nos outros casos, a orientação é que o paciente procure um consultório médico. Neste local, a avaliação sobre a saúde pode ser feita com mais detalhes.
SITUAÇÕES CRÍTICAS
Alguns sinais merecem mais atenção e a tomada de atitudes. Confira exemplos de sinais que podem caracterizar situações críticas e que devem ser encaminhados rapidamente para um Pronto Atendimento hospitalar:
-Dor no peito ou na parte superior do abdômen
-Alterações na visão
-Fraquezas e desmaios repentinos
-Dificuldade para falar
-Tossir ou vomitar sangue
-Dores repentinas e severas
-Confusão ou mudança no estado mental, comportamento não usual
COMO PROCEDER
Durante uma emergência, o nervosismo pode atrapalhar algumas pessoas a se lembrarem do número de telefone para o qual deve ligar, por isso, deixe-o anotado sempre próximo ao aparelho de telefone. Além disso, também é importante:
-Não fazer nenhum procedimento sobre o qual não tenha certeza;
-não dar nada de comer ou beber para uma vítima de acidente antes de ouvir as orientações de profissionais especializados no assunto;
-não mover ninguém que estiver envolvido em um acidente com automóveis, que tenha sofrido uma queda grave ou que tenha sido encontrado inconsciente, a não ser se a pessoa estiver vulnerável a riscos imediatos;
-informar-se mais sobre primeiros socorros.
Com informações do site da Unimed do Brasil