• Início
  • Notícias
  • Atenção com a alimentação é importante para garantir sucesso das férias

Notícias

Atenção com a alimentação é importante para garantir sucesso das férias

Publicada em 06/01/2008 às 09h31

O período de férias chegou e nada melhor do que fazer aquela viagem esperada com ansiedade. Mas, alguns cuidados devem ser adotados para evitar que o passeio acabe se transformando em uma desagradável lembrança.

Um dos fatores que merece atenção especial é a alimentação. De acordo com especialistas, em viagens as pessoas tendem a consumir os pratos típicos da região visitada e não observam atentamente as condições de preparo dos alimentos. A tendência é reforçada durante as festas de fim de ano, que coincidem com a chegada do verão. A combinação destes fatores pode trazer algumas armadilhas: o consumo de água e alimentos contaminados pode provocar, desde mal-estar e prostração, até uma intoxicação

FIQUE ATENTO

Sem muita “paranóia”, é importante saber a origem da água que vai ser ingerida ou usada no preparo de sucos e sorvetes. Na dúvida, os especialistas recomendam dar preferência à água mineral. No caso dos sucos, também é bom exigir que ele seja feito na hora ou consumir o pasteurizado, que oferece maior segurança.

O consumo de sanduíches também requer cuidado, especialmente em regiões quentes, característica comum em todo o Brasil durante esta época. O ideal é que eles estejam armazenados numa temperatura de 4ºC (temperatura de geladeira) ou, no máximo, até os 10ºC. Dificilmente o sanduíche guardado num isopor, que foi exposto ao sol durante todo o dia, vai alcançar esta condição.

Em todos os casos, seja qual for o alimento a ser consumido, é importante observar as condições de higiene, armazenamento e manipulação do estabelecimento. A presença de alguns microrganismos patogênicos (capazes de provocar doenças), além de não ser detectável a olho nu, não chega a alterar a aparência do alimento. É o caso das bactérias do gênero salmonella, que provocam vômitos, diarréia e podem levar à morte. (Com informações da Anvisa)