Notícias

Assistentes sociais têm papel fundamental na humanização

Publicada em 15/05/2014 às 13h

Profissionais fazem trabalho humanizado para melhor atender ao paciente Profissionais fazem trabalho humanizado para melhor atender ao paciente

Hoje, 15 de maio, é Dia do Assistente Social. A Unimed João Pessoa tem entre seus colaboradores - do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), da Sede e do Espaço Viver Melhor - esse profissional que faz parte de uma equipe multiprofissional dedicada ao paciente. O setor de Serviço Social oferece orientações e acolhimento, realiza o trabalho de desospitalização e viabiliza serviços, de uma forma humanizada. O paciente, ou mesmo seu acompanhante, pode procurar o setor quando sentir necessidade de ajuda ou orientação.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social, Maria de Fátima Lima Serrano, o setor atua como uma espécie de elo entre a instituição e o paciente. "Sabemos que uma enfermidade pode desestruturar não só a parte física e não só o paciente, mas também o lado emocional e a família. Aqui no hospital temos assistentes sociais plantonistas em todos os setores", comentou.

Fátima Lima disse ainda que há reuniões mensais com toda a equipe para que sejam discutidos assuntos específicos do setor e debatendo casos, a fim de melhorar sempre o trabalho realizado. "O assistente social tem a habilidade de detetar problemas ou dificuldades para minimizar as intercorrências que possam acontecer no decorrer do tratamento. Nosso objetivo é contribuir para o bom atendimento aos pacientes, intensificando a humanização no serviço", disse.

O cliente Unimed João Pessoa pode entrar em contato com o setor de Serviço Social procurando por um dos membros de sua equipe nas dependências do hospital ou lingando para os telefones 2106-0268, 2106-0251 e 9106-8067.

No Dia do Assistente Social, A Unimed João Pessoa agradece e homenageia todo os profissionais dedicados que fazem parte da sua equipe de trabalho.

ATRIBUIÇÕES

Confira as atividades desenvolvidas pelo assistente social:

- Atendimento ao público interno e externo

- Visita diária aos leitos

- Orientações quanto às Normas e Rotinas

- Orientações previdenciárias

- Contatos encaminhados aos recursos da comunidade

- Realização de reuniões nas clínicas

- Palestras nas UTI´s

- Resgate de familiares de pacientes não identificados

- Remoção

- Autorização para atendimento de menor de idade e entrada para visitação de pacientes.