A asma é uma doença inflamatória, crônica, muito comum, que afeta aproximadamente 10% da população. De acordo com o sintoma, ela pode ser classificada como leve, moderada ou grave. Mas, a boa notícia é que a asma pode ser prevenida e controlada.
Para orientar a população sobre o controle, prevenção e as forma de tratar a doença, o Comitê de Controle da Asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), da Associação Médica da Paraíba (AMPB), está promovendo várias atividades nesta terça-feira (21), Dia Nacional de Combate à Asma (confira programação abaixo). A Unimed João Pessoa está apoiando essa campanha e também vai realizar uma ação de conscientização, voltada para os clientes, na sede administrativa, na Torre, durante todo este dia.
Na capital paraibana, as atividades começam às 9h com um estudo de avaliação da asma em adolescentes de uma escola da rede municipal. A partir das 14h, no auditório da AMPB, no Centro, haverá palestras e oficinas de trabalho sobre asma para médicos e fisioterapeutas da rede básica, e enfermeiros dos hospitais e unidades próprias da Unimed JP. Um dos palestrantes é o gestor de Provimento da Saúde da Cooperativa, Alexandre Araruna, que falará sobre "Asma no Adulto: Diagnóstico e tratamento". Além disso, panfletos educativos também serão distribuídos com a população.
Programação
9h -Estudo de avaliação de asma em adolescente de escola da rede municipal, com aplicação de questionário
14h- Programação científica (Palestras e oficinas)
Local: auditório da AMPB
Asma na criança e adolescente - Dr. Constatino Giovanne Braga
A Asma no Adulto: Diagnóstico e tratamento - Dr. Alexandre Araruna
Tosse na Asma/Tosse crônica- Dr. Sebastião Costa
Oficina de trabalho- Utilização correta dos dispositivos inalatórios - Dra. Maria Alenita de Oliveira
Distribuição de material educativo
7h- Na sede administrativa da Unimed JP, ação voltada para conscientizar os clientes, e em escolas da rede municipal de ensino.